25.4 C
Dourados
segunda-feira, 29 de abril de 2024

16 de Setembro – Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose

- Publicidade -

16/09/2014 07h36 – Atualizado em 16/09/2014 07h36

Fonte: Amhpla

Você sabe o que é trombose venosa profunda? É a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia localizada no interior de uma parte do corpo, geralmente na parte inferior das pernas e das coxas. O coágulo pode bloquear o fluxo sanguíneo e causar inchaço e dor. O especialista da Amhpla em Angiologia e Cirurgia Vascular, Dr. Paulo Gusmão, fala sobre o assunto e dá dicas de como poder amenizar os sintomas e as dores além do modo de prevenção e do tratamento.

“A trombose venosa profunda tem incidência maior naquelas pessoas que ficam acamadas por muito tempo, fazem cirurgias ortopédicas de grande porte, cirurgias extensas, ginecológicas. Ocorre mais frequentemente na panturrilha, a batata da perna. Nem todo caso leva à embolia pulmonar, mas se não tratada pode levar a óbito. É aquela doença quando as pessoas costumam contar que fulano estava bem, de repente morreu na porta do quarto”, afirma o médico.

Quanto antes constatado o problema é de fácil tratamento. O diagnóstico pode ser feito por um clínico geral ou um angiologista. Dr. Gusmão ressalta que o tratamento não fará a veia canalizar novamente, mas irá prevenir contra a ocorrência de embolia pulmonar.

“Pessoas que fazem viagens longas, com mais de seis horas, também precisam se prevenir contra essa doença e uma das formas de se fazer isso é caminhar diversas vezes pelos corredores do ônibus ou avião. Vale salientar que a trombose venosa não tem ligação com as varizes, problema que acomete as veias superficiais da perna, muito menos grave e que não traz nenhum problema quando tratada a tempo”.

Atenção! Nem toda dor na perna é trombose venosa. Os sintomas dessa doença são bem característicos e o diagnóstico é feito a partir da dor, que é aguda, podendo acometer apenas na panturrilha ou em toda a perna, que geralmente fica muito inchada. “Se a pessoa está deitada, acaba nem percebendo essa mudança. As veias profundas da perna ficam entupidas, o sangue não circula e não consegue voltar ao coração, mas quando a pessoa se levanta esse coágulo se solta e pode ir ao pulmão, por isso a importância de prevenir-se”, diz Gusmão.

O problema pode atingir homens e mulheres, de qualquer idade, inclusive atletas, e há relatos também de ocorrências em crianças, principalmente após picada de cobra. Essa incidência é relativamente alta, em torno de 1% para cada 1.000 pessoas. A prevenção é feita antes das cirurgias de grande porte, principalmente as ortopédicas, quando o paciente deve tomar o cuidado de usar medicamentos anticoagulantes, indicados previamente pelo médico responsável, e usar também meias elásticas, que fazem a compressão das pernas. Pessoas que usam contraceptivos orais ou têm casos da doença na família, devem ficar atentas às dores nas pernas e procurar um médico para fazer exames.

16 de Setembro - Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-