24/09/2014 09h24 – Atualizado em 24/09/2014 09h24
Incentivo para pequenos produtores amambaienses foi ganho de 2º Seminário da Agricultura Familiar
O evento, organizado pela prefeitura, tem o objetivo de incentivar e impulsionar a produção da agricultura familiar local.
Fonte: Da Assessoria
Amambai (MS) – A prefeitura de Amambai, através da Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura), Semed (Secretaria Municipal de Educação) e Secretaria de Indústria e Comércio, realizaram, na sexta-feira (19), o II Seminário de Agricultura Familiar, com o tema “Agricultura Familiar e Merenda Escolar, um bom negócio para todos”.
O seminário teve como público-alvo pequenos agricultores que fornecem seus produtos para a prefeitura local, além daqueles que tem interesse em fornecê-los e expandir suas produções.
Com o objetivo de capacitar e incentivar os agricultores familiares a produzir com mais qualidade e com foco no fornecimento para a merenda escolar do município, o Seminário teve a participação de diversos pequenos agricultores, envolvidos nas mais variadas formas de cultivo e criação.
Ressaltando a importância de se ter fornecedores locais para produtos oriundos da agricultura, o prefeito municipal, Sérgio Barbosa, assegurou apoio aos agricultores familiares. “A prefeitura é grande parceira dos pequenos produtores, mas o apoio só é possível se, em contrapartida houver organização, continuidade de produção e planejamento por parte do agricultor familiar”, pondera.
Durante o seminário, foram expostas as oportunidades e vantagens de se ter um trabalho regularizado, já que a partir da inspeção sanitária, o produtor pode passar a comercializar seus produtos de origem animal e vegetal de maneira mais ampla, oferecendo-os em mercados locais, não somente nas feiras e vendas de forma ambulante.
Ao final de cada palestra apresentada durante o Seminário, foram realizadas discussões, onde levantou-se reivindicações que foram registradas e entregues ao prefeito municipal, para análise e possível execução.
Além dos agricultores familiares, participaram do seminário secretários municipais, diretores de escolas, representante da câmara de vereadores e pessoas vinculadas Sindicato de Trabalhadores Rurais de Amambai.
