28.7 C
Dourados
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Dia da 3ª Idade: Conviver é refúgio para lazer, esporte e saúde do idoso

- Publicidade -

01/10/2014 08h37 – Atualizado em 01/10/2014 08h37

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – 1º de outubro é o Dia Internacional do Idoso. É importante ressaltar que o idoso tem um papel importante em todas as sociedades. Eles são líderes, trabalhadores, aposentados, detentores de sabedoria, avós, cuidadores e voluntários.

O número e a proporção de idosos crescem rapidamente. Nas últimas três décadas, o número dobrou. Em 2050, a população mundial de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a um total de dois bilhões, o que significará uma importante mudança no perfil demográfico do mundo, com consequências para todos.

Estatuto do Idoso

O Estatuto do Idoso foi criado para ampliar os direitos de todos os cidadãos que tem mais de 60 anos. Foi aprovado pelo Congresso Nacional em Setembro de 2003. Em outubro foi sancionado pelo Presidente da República e tornou-se Lei, prevendo penas severas para quem não respeitar os idosos.

O Estatuto do Idoso assegura todos os direitos fundamentais aos cidadãos com idade a partir de 60 anos. Entre eles, oportunidades e facilidades para conservação da saúde física e mental, além de garantir o aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social em condições de liberdade e dignidade.

A Lei determina que seja obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso com absoluta prioridade a efetivação do direito à vida, à saúde, a alimentação, a cultura, ao esporte e lazer, ao trabalho, a cidadania, a liberdade, a dignidade, ao respeito e a convivência familiar e comunitária.

Com isso, o idoso tem direito ao atendimento preferencial e imediato em bancos, repartições públicas, hospitais e demais órgãos que prestam serviços à população.

Além disso, a Lei garante ao idoso prioridade nas políticas sociais públicas, destinação de recursos às áreas relacionadas à proteção e criação de formas alternativas de convívio dos mais velhos com as demais gerações.

O Estatuto também assegura que o idoso deve ficar preferencialmente com sua família e não ser colocado em asilos e que se deva formar e capacitar trabalhadores em geriatria e outras áreas que prestem serviços especializados aos idosos.

Conviver de Amambai

Visando o bem estar dos idosos, a prefeitura, através junto da secretaria municipal de Assistência Social, priorizou projeto já existente no município desde 27 de novembro de 1996, investindo em pessoas e ampliando suas ações para que realmente tenha seu efeito transformador.

O Programa Conviver no período da sua implantação contava com número reduzido de participantes, ou seja, cerca de 50 pessoas que participavam da única atividade que era o baile semanal. Hoje, o programa atende 350 idosos, está pautado na tipificação nacional de serviços sócio assistenciais e várias ações são desenvolvidas. Está classificado como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas.

Este serviço destinado aos idosos, que tenham mais de 55 anos, tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade, no fortalecimento dos vínculos objetivando promover, apoiar e executar ações que implementem a Política Nacional do Idoso buscando a interface da assistência social com as demais Políticas Públicas.

O Serviço de Fortalecimento de Vínculos para a pessoa idosa tem ações planejadas entre a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Secretaria Municipal de Assistência Social, as quais visam alcançar os objetivos propostos com o Conviver através dos eixos saúde, informação e lazer.

São desenvolvidos para os idosos bailes, ginástica com danças coreografadas, baile de campanha com concurso de contador de história, roda de violão, dança da fita e palestras mensais, viagens e festas em datas comemorativas.

Segundo a coordenadora do projeto, Salete Ribeiro, diversas atividades especiais são realizadas para que este vínculo seja sempre mantido. Entre os eventos mensais estão vacinações dentro dos próprios encontros do programa, viagens a cidades como Iguatemi e Juti, para que os idosos participem de interações com outros grupos de idosos, e palestras de interesse do cidadão, como saúde, aposentadoria, entre outras.

No último mês, o programa foi beneficiado com o arrendamento das instalações do Alphaville Clube. “Para os idosos é tudo, o espaço aumentou, é extraordinária a mudança na estrutura”, explica ela.

Um projeto de comemoração aos aniversários acontece três vezes ao ano e todos os mêses a casa de um idoso é visitada para que haja o fortalecimento do vínculo. “Quando um idoso não aparece, reunimos um grupo e vamos até sua casa tocar e dançar”, afirma Salete.

Agora em outubro, além das viagem para a cidade de Dourados, no dia 10; quatro idosos do Conviver participam na cidade de Bonito, entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, dos Jogos Estaduais da Melhor Idade, nas modalidades dominó e dama.

Para a comemoração do dia da 3ª Idade, os idosos do Conviver se reúnem nesta sexta-feira (3) no Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo, onde a partir das 13 horas realizam apresentações e participam de um coquetel.

Bailes que aconteciam semanalmente no salão da praça Orlando Viol acontecem agora no Alphaville Club / Foto: Assessoria

Vacinação acontece em especial para idosos para que atenda toda a faixa etária / Foto: Assessoria

Salete e participantes do Conviver durante comemoração ao Dia das Mães / Foto: Assessoria

Idosos realizam caminhas de conscientização sobre os direitos do idoso / Foto: Moreira Produções

Idosos se dividiram em grupos para participarem de viagens de interação / Foto: Moreira Produções

Luiza Lidia Belmonte Oliveira, foi selecionada para a competição de Dominó / Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-