03/11/2014 14h37 – Atualizado em 03/11/2014 14h37
Fonte: Agrodebate
Como o setor produtivo do Centro-Oeste, e em especial o de Mato Grosso do Sul, pode superar os gargalos logísticos e aumentar sua competitividade é um dos assuntos que será debatido na décima edição do Encontro de Economistas da região (Eneoeste), que será realizado entre os dias 19 e 21 de novembro, no centro de convenções Albano Franco, em Campo Grande.
O assunto será discutido pelo administrador de empresas e especialista no assunto, Olivier Roger, da Macrologística, empresa que realizou um amplo estudo sobre o tema, encomendado pelas federações da Indústria (Fiems) e da Agricultura e Pecuária do estado (Famasul) em parceria com as confederações nacionais dos segmentos, a CNI (da indústria) e a CNA (da agricultura e pecuária).
O trabalho avaliou as principais cadeias produtivas, origem de insumos, locais de produção, mercados consumidores (dentro e fora do País) e a partir daí determinados os principais eixo. De um levantamento inicial de 308 projetos com 73 eixos integrados de transporte, o estudo chegou a uma base de 106 distribuídos em dez eixos, reduzindo o investimento necessário de R$ 159 bilhões a R$ 36 bilhões.
Olivier destaca que cada região apresenta suas particularidades e no Centro-Oeste a característica mais marcante é a falta de grandes eixos de transportes e poucas alternativas logísticas em comparação por exemplo com uma região Sudeste ou Sul ou mesmo em relação à região nordeste.
“E, além disso, o transporte é muito centrado no rodoviário. O estudo mostra que existem eixos prioritários que não são só rodovias, envolvendo ferrovias e hidrovias. Desde o eixo da hidrovia do Paraguai à própria ferrovia Maracaju-Guaíra-Paranaguá; a continuação da ALL Mega Norte até Lucas do Rio Verde (MT); a própria Norte Sul passando por todo Estado de Goiás chegando até a ALL malha norte e eixos que envolvam a hidrovia do Madeira e do Tapajos”, pontua.
O estudo está incorporado à base de dados da Empresa de Planejamento Logística (EPL), responsável pelo Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI) e também subsidia as obras do Plano de Aceleração do Crescimento 3 (PAC3).
“Por outro lado também temos trabalhando junto aos parlamentares da bancada do Centro-Oeste para que os mesmos levem em consideração esses projetos quando forem pensar em termos de emendas e temos trabalhando também a própria sociedade civil com a divulgação em massa desses resultados para que todos tenham o mesmo foco”, finaliza Roger.
O evento
O X Eneoeste deve reunir cerca de 250 participantes dos três estados que compõem a região (MS, MT e GO), mais o Distrito Federal. Durante os três dias, mesas de debate vão discutir os temas, com a presença de representantes de cada estado, contando com a participação de profissionais renomados da área econômica.
