19/02/2015 14h21 – Atualizado em 19/02/2015 14h21
Bolsista garante índice para o Mundial de Pequim no salto com vara
Fonte: Ministério do Esporte
O paulista Augusto Dutra obteve na última terça-feira (17.02) a qualificação no salto com vara para o Campeonato Mundial de Pequim, em agosto, na China, ao conseguir a marca de 5,65m na disputa da 11ª edição da Pedro’s Cup, meeting indoor de Lodz, na Polônia. O brasileiro, que recebe o apoio financeiro do programa Bolsa Pódio do Ministério do Esporte, conquistou a medalha de prata da competição, ficando atrás apenas do polonês Piotr Lizek, vencedor da prova, com 5,75m. O grego Konstadínos Filippídis ficou com a medalha de bronze, também com 5,65m, na competição polonesa.
“Pensamos em estabelecer novo recorde sul-americano indoor, mas o Augusto não foi tão bem nas provas da França, estava devendo. Mas agora ele saltou bem em Lodz, está classificado para o Mundial, tem índice para competir no Troféu Brasil, fica tranquilo. E, na prova, ele ainda fez uma boa tentativa para 5,75 m”, disse o técnico Elson Miranda.
O índice exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o Mundial é de 5,65m, justamente a marca alcançada pelo saltador na Polônia. Antes, Fabiana Murer já havia obtido a qualificação para o Mundial, também no salto com vara.
Augusto Dutra encerra sua participação na temporada em pista coberta no dia 25, saltando no Malmo Games, na Suécia, prova que terá o francês campeão olímpico e recordista mundial Renaud Lavillenie. Fabiana Murer, que já estabeleceu o novo recorde sul-americano indoor para o salto em distância, com 4,83 m, em Nevers, na França (9), salta nesta quinta-feira (19), no XL Galan, em Estocolmo, Suécia, e no sábado (21), no Sainsbury’s Birmingham Indoor Grand Prix, na Inglaterra.
