06/04/2015 15h45 – Atualizado em 06/04/2015 15h45
Fonte: Da Assessoria
Amambai (MS) – Atletas de Amambai que compõem a Seleção Brasileira de Kung Fu Tradicional treinaram pela primeira vez com os demais atletas e equipe técnica da seleção em São Paulo. Ao todo, 20 atletas se apresentaram para os treinamentos de rotinas ou taulus, como são chamadas no kung fu.
O taulu é uma simulação de luta muito praticada na maioria das artes marciais, o nome sofre algumas alterações dependendo da arte marcial praticada. Nas artes marciais japonesas, é chamado de kata, nas artes marciais coreanas, é chamado de pumsae. São movimentos que o praticante de artes marciais vai aprendendo durante o seu desenvolvimento na arte.
Simula movimentos de luta, com ou sem armas contra vários adversários, e pode ser individual, em duplas ou em grupos maiores de três. No kung fu, existem milhares de taulus e cada escola ensina uma determinada quantidade referente ao seu sistema.
Os atletas Egberto José da Silva e José Antônio Ishy Júnior conquistaram três vagas cada na seleção. Egberto em mãos livres, facão e punhal, e José Antônio em mãos livres, bastão e facão. Porém os atletas estão pré-selecionados como integrantes da seleção brasileira no Mundial da Argentina.
Uma vez que o bom desempenho e rendimento do atleta é fator essencial para sua manutenção na equipe, caso algum atleta convocado apresente um desempenho abaixo das expectativas no decorrer dos treinamentos ou não demonstre participação ativa, o mesmo pode ser cortado a qualquer momento pelo comitê técnico e ser substituído por outro atleta da seleção que apresente-se em melhores condições técnicas e físicas.
“É de suma importância a participação nos treinamentos com a equipe, pois além da questão técnica está sendo avaliado também o compromisso do atleta com a seleção, estamos onde muitos gostariam de estar e um vacilo pode representar o fim de um sonho”, conta Egberto.
A seleção se reúne novamente nos dias 21 de junho e 19 de julho para treinamento de taulu e nos dias 1, 2 e 3 de maio em São Paulo e, em julho, a definir a data, em Belém do Pará, para os treinamentos da equipe de luta, onde o atleta Gabriel de Oliveira está classificado, na categoria até 75 quilos.
O Mundial da Argentina acontece nos dias 24, 25, 26 e 27 de setembro na cidade de Mendonza. Os atletas amambaienses contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Amambai e da Secretaria de Desporto e Cultura (Sedesc).
“Estamos a procura de mais parceiros, é um evento caro e as Federações não ajudam muito nas despesas como inscrições, estadia, viagem e alimentação, diferente de alguns esportes, no kung fu o atleta ainda tem que correr atrás de tudo se quiser se projetar a nível nacional e internacional”, conclui o professor.


