28.5 C
Dourados
sábado, 13 de setembro de 2025

Para melhorar a segurança do trabalhador rural, Senar oferece novos cursos em MS

- Publicidade -

09/04/2015 16h22 – Atualizado em 09/04/2015 16h22

Fonte: Famasul

O Brasil ocupa a quarta posição mundial no número de acidentes ocorridos no trabalho. Os dados são da Organização Internacional do Trabalho e revelam um quadro preocupante que atinge também o agronegócio, preocupando trabalhadores, produtores rurais e empresas do setor agropecuário.

Para mudar este cenário, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ampliou o portfólio de cursos oferecendo a partir de abril, capacitações em Cipatr – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural, Atualização em NR 31 para Trabalhadores com Agrotóxicos, NR 35 – Capacitação para Trabalho em Altura e Noções em Primeiros Socorros.

Como o objetivo é preparar o trabalhador rural para executar os procedimentos de socorro em caso de acidentes, duas turmas de funcionários da Cooasgo – Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste participaram do treinamento para ‘Noções de Primeiros Socorros’ nesta terça-feira e quarta-feira (7 e 8/04), totalizando 20 alunos. A carga horária foi de 8 horas.

A iniciativa foi intermediada pelo Sindicato Rural do município, em razão da quantidade de empresas e instituições que atuam no setor agropecuário na região. De acordo com a mobilizadora, Andreia Faria, as empresas da região já tinham sinalizado interesse de levar os cursos do Senar aos funcionários. “Quando eu fiquei sabendo das novas capacitações entrei em contato com os responsáveis e o interesse foi imediato. Tanto que, além das duas turmas oferecidas esta semana, já temos outra programada para maio”, detalhou.

Um dos instrutores do Senar/MS é o engenheiro agrônomo e de segurança do trabalho, Miguel Catharini, que destacou os diferenciais de um acidente ocorrido na área rural. “As propriedades rurais ou empresas que atuam no segmento estão sempre localizadas em maior distância do atendimento médico o que demonstra a necessidade de preparar os colaboradores para situações emergenciais. O curso atende a uma demanda do Ministério do Trabalho que já tinha sugerido um treinamento especializado”, pontuou.

Para aluno do curso e auxiliar de produção, Fábio Camargo de Abreu, 32 anos, e que há seis trabalha na Cooasgo, o treinamento reforça as informações que são repassadas pela equipe de segurança do trabalho. “Já participei de outros treinamentos internos, porém, é sempre bom reciclar o aprendizado. Até hoje, não precisei ajudar ninguém em situações de acidente, mas gostei muito dos exercícios de simulação que demonstram realmente como devemos agir nestes casos”, argumentou.

Na avaliação da auxiliar administrativa, Janethe Dutra Holsback, 44 anos, o curso foi proveitoso. “Em nossa empresa temos uma equipe da Cipatr que é atuante e está sempre alertando os funcionários sobre a prevenção de acidentes, porém, agora me sinto mais segura para auxiliar algum colega, em caso de situações adversas ocorridas no ambiente de trabalho”, opinou.

Sobre os cursos – A qualificação para formação de membros da Cipatr tem como objetivo identificar dentro dos setores da empresa rural, os riscos das atividades laborais para prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, conforme a Norma Regulamentadora 31.7.10 e 31.7.20.1.

Já a atualização em NR 31 para Trabalhadores com Agrotóxicos renovará os conhecimentos dos trabalhadores capacitados no curso NR 31 oferecido pelo Senar/MS, considerando que é a qualificação que registra maior demanda e número de turmas na FPR – Formação Profissional Rural.

Outra necessidade identificada pela equipe educacional da instituição foi o oferecimento de qualificação em NR 35 – Capacitação para Trabalho em Altura, com carga horária de 16 horas. O curso é destinado a todo trabalhador que realiza atividades em desnível superior a 2 metros de altura, com objetivo de aplicar medidas de proteção, garantindo a segurança de acordo com os preceitos estabelecidos na norma.

A capacitação em Noções de Primeiros Socorros completa o ciclo de qualificações direcionadas à segurança dos trabalhadores e visa prepará-los para executar procedimentos de socorro emergencial em caso de necessidade, através de orientações de prevenção e de técnicas de como agir em situações de risco.

Os funcionários de uma cooperativa em São Gabriel do Oeste vivenciaram situações de emergência que podem acontecer no ambiente de trabalho / Foto: Assessoria

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Coluna Prosa&Política

- Publicidade-