30.5 C
Dourados
sábado, 13 de setembro de 2025

Cultura da erva-mate é retomada por pequenos produtores em Amambai

- Publicidade -

14/05/2015 09h51 – Atualizado em 14/05/2015 09h51

Com cultivo delicado e cuidadoso, além do resgate à cultura, a erva-mate é opção de fonte de renda lucrativa a longo prazo

Fonte: Assessoria

Amambai (MS) – Em Amambai, a geração de renda a pequenos agricultores caminha lado a lado com o resgate do valor cultural existente no município. Alguns pequenos produtores tem unido as duas bases e apostado na produção da erva-mate, uma cultura que está, aos poucos, sendo reintroduzida em Amambai.

Exemplo desse empreendimento são os pequenos produtores Wilson José de Assis, proprietário da chácara Boi de Bico e Genézio Barbosa da Silva, que também possui propriedade na região do sertãozinho. Ambos apostam na cultura da erva-mate como uma das principais fontes de renda a longo prazo.

De acordo com o produtor Genézio Barbosa, a produção da erva-mate requer, acima de tudo, dedicação e cuidado. “A erveira é uma planta fantástica e delicada e requer diversos cuidados, principalmente com relação ao sol, o solo, com a cobertura e o assombreamento, pois ela é oriunda da mata”, explica o produtor, que também fornece mudas para outros interessados no cultivo.

Em Mato Grosso do Sul, o consumo da erva mate está difundido com a cultura local. O tereré foi inserido na rotina pelos irmãos fronteiriços do Paraguai ou pelo chimarrão, trazido pelos migrantes da região sul do país. O Brasil, de acordo com estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre o cultivo de ervais, é o segundo maior produtor da erva no mundo, ficando atrás apenas da Argentina.

A Prefeitura de Amambai, por meio da Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura), tem prestado atendimento à esses produtores e conferido total apoio aos trabalhos, pois entende que a cultura da erva-mate é, além de uma forma de resgate cultural, um meio compensável de geração de emprego e renda, já que, além do produtor, outros empregos diretos e indiretos são gerados através da produção.

“O cultivo da erva-mate é uma cultura de Amambai que está sendo retomada aos poucos, mas vem com força total. É uma ótima fonte de renda para pequenos produtores, como o agricultor familiar, por exemplo”, analisa o prefeito municipal, Sérgio Barbosa.

Cultura da erva-mate é retomada por pequenos produtores em Amambai

O secretário municipal de Agricultura, Josué de Barros, o produtor Genézio Barnosa e o prefeito municipal Sérgio Barbosa durante visita a um erval no município / Foto: Assessoria

Em Mato Grosso do Sul, o consumo da erva mate está difundido com a cultura local / Foto: Assessoria

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Coluna Prosa&Política

- Publicidade-