19/06/2015 15h20 – Atualizado em 19/06/2015 15h20
Fonte: Da Redação
Amambai (MS) – As secretarias municipais de Habitação e de Indústria e Comércio, da Prefeitura de Amambai, trocaram de nome e agora atendem como secretaria da Cidade e de Desenvolvimento Econômico. O secretário da nova pasta é o professor, José Luis Karasek. Karasek foi secretário municipal de Meio Ambiente, durante a primeira gestão do atual prefeito e um dos responsáveis pela implantação do Parque da Cidade “Muriama de Oliveira Mascaranhas”.
Segundo ele, um dos motivos que levou o nome das secretarias serem alterados foi para acomodar as novas atividades internas que estão sendo realizadas no Centro de Capacitação Profissional (CCP) do município.
Entre os novos serviços estão à parte de edificação urbana, com projetos de casas que antes eram executados pela secretaria de obras de Amambai. Programas habitacionais também foram incorporados pela nova pasta.
Desenvolvimento Econômico
Na parte de desenvolvimento econômico, o secretário afirma que o trabalho está focado no incentivo. “Tentamos incentivar as pessoas que são ou querem ser empreendedores com diversos tipos de apoios, como isenção de impostos”, comenta.
Segundo Karasek, são realizadas isenções fiscais de impostos por um período, incentivo financeiro na construção de imóveis, auxílios, doação de terrenos, principalmente no parque industrial do município. Hoje, de acordo com ele, 21 empresas estão sendo atendidas pela secretaria, algumas já instaladas ou em fase de instalação.
“Trabalhamos também diretamente com o trabalhador, fornecendo carteiras de trabalho e cursos de formação. Cerca de mil alunos já participaram dos 28 cursos que já foram oferecidos pelo CCP”, ressalta Karasek.
Com dois cursos em andamento, o Centro de Capacitação Profissional (CCP) abre no final desse mês o curso de Recepcionista, para pessoas com idade mínima de 14 anos. O interessado deve levar até o local CPF, RG, comprovante de escolaridade até o 6º ano do ensino fundamental e comprovante de residência.
Ainda de acordo com José Luiz, os cursos também são oferecidos para microempresas (ME) e microempresas individuais (MI), que recebem incentivo da secretaria desde sua criação até a parte de formação de funcionários. “Estaremos realizando ainda no mês de julho mais uma formação para os microempresários”, acrescenta.
Nos planos futuros, Karasek fala sobre a Casa do Trabalhador, algo que já foi requisitado a Fundação do Trabalho. De acordo com ele, além dos trabalhos já realizados passa a ser oferecido microcrédito para empreendedores e a moção do seguro desemprego.
Cidade
Através da secretaria da Cidade, o secretário desenvolve programas habitacionais do município, tanto da área urbana quanto da área rural. “Temos vários tipos de parceria, como o Minha Casa Minha Vida com o governo federal, com a Agência Estadual de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul e com a Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar”, diz ele.
Alvarás de construção e o Habite-se, documento que notifica se uma casa pode ser usada são distribuídos no CCP. “Estamos modernizando as leis como o código de obras, o zoneamento urbano e atualizando o plano diretor juntamente com o recém-criado Conselho Municipal da Cidade”, afirma.
O Conselho Municipal, que é obrigatório e previsto no plano diretor foi criado e regulamentado, tem como membros: Jaime Bambil, Carlos Roberto do Nascimento, José Luis Karasek, Gabriel Winter, Vilmar Cubas, Suziane Modulon, Usiel Alves Dias, Márcia Loli, Jaqueline Casagrande, Maurício Martinez, Rodrigo Selhorst, Gleyce Brandão, Janete Cordoba, Alcides Moreira Sobrinho, Avelino Vieira Soares, Diogo Peixoto, Viviane Scalon, Fabrício Defacci, Edno Saldanha, João Dilmar, Pedro Humberto, Lucivaldo da Silva, Marcos Echeverria, Luzia Galceron, Alcibes Ribas, Lucimar Pereira, Márcio Dutra dos Santos, Jonas Santos, Jaime Vizzoto e Waldir José Luis.
Na próxima terça-feira (23), será realizada a entrega da resolução 001.2015 da secretaria que diz respeito à modernização e simplificação da entrega de projetos no setor de engenharia. Engenheiros, arquitetos e corretores de imóveis estão convidados para estar a partir das 8h na Câmara Municipal de Amambai.
“Fico muito feliz por administrar essas secretarias, o convite não foi partidário, foi pessoal, o que denota que posso realizar um bom trabalho, é um novo desafio, gosto de trabalhar com desafios, chegar, conhecer o que tem que ser feito e inovar”, conta ele.

