22.9 C
Dourados
terça-feira, 30 de abril de 2024

UEMS de Amambai realiza 13ª Semana Acadêmica de História

- Publicidade -

29/06/2015 10h05 – Atualizado em 29/06/2015 10h05

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – A Semana Acadêmica de História, promovida pela UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul), na unidade de Amambai, já caminha para sua 13ª edição. Neste ano, o evento tem como tema “Caminhos da Nova História Política” e acontece entre os dias 29 de junho e 3 de julho.

Nesta edição, o evento se propõe a uma reflexão da temática em questão. A história política vem sofrendo um processo de renovação, que se encontra em plena ebulição teórico/metodológico, sendo difícil delimitar as fronteiras de seu campo analítico na atualidade. Neste sentido, cabe indagar como compreender essa nova História política, as características dos seus métodos e objetos, bem como, os modos de discutir o conhecimento histórico.

A taxa da inscrição, que pode ser realizada até esta segunda-feira (29) na secretaria da unidade, é de R$ 20,00 para ouvintes e R$ 30,00 para os alunos e professores que apresentarão trabalhos de suas autorias.

A organizadora do evento, professora Marinete Zacarias Rodrigues, que contou com o apoio de uma equipe de 12 alunos afirma que sua expectativa é a participação de mais de 160 pessoas. “Estaremos oferecendo um certificado de 20h, fora a contagem de oficinas e mini cursos, podendo totalizar 40h”, explica ela.

O diferencial deste ano, segundo Marinete, é que os trabalhos apresentados foram registrados na Biblioteca Nacional. Esses textos científicos foram criados com o único critério de fazer parte das ciências humanas. “Queremos reconhecer o trabalho dos estudantes, de maneira que possam utilizar esse registro como título para provas e concursos”, afirma.

Programação

  • Segunda-feira: A programação tem início nesta segunda com uma palestra de abertura sobre “Trajetória em história política I”, ministrada pela professora Drª. Teresa Maria Malatian, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a partir das 19 horas.

  • Terça-feira: Na terça, o evento é retomado às 17h com o cine história, seguido de mais duas palestras: uma sobre Cinema e Política com o professor Me. William Barbosa, da Secretaria Municipal de Educação (SED) e uma sobre Política Indigenista, com a professora Dra. Renata Lourenço, da UEMS.

  • Quarta-feira: As oficinas e minicursos tem início na quarta-feira, às 17h, onde o estudante pode escolher o tema que quer acompanhar. As 19h, tem início mais uma palestra sobre “Trajetória em história política II”, com a professora Dra. Marisa Saenz Leme, também da UNESP.

  • Quinta-feira: A partir das 17h da quinta, os minicursos e oficinas são retomados. Dando sequência na programação, as 19h, os alunos e professores da cidade e de fora que vieram para acompanhar a semana acadêmica, apresentam seus trabalhos.

  • Sexta-feira: Fechando o evento, a UEMS realiza na sexta-feira um Sarau Cultural. O evento conta com apresentações de acadêmicos com música e dança.

    Mini-cursos e Oficinas

  • Fontes históricas, discursos e representações com as professoras doutoras Tânia Regina Zimmermann e Marinete Zacharias Rodrigues.

  • História oral com a professora Claudia Delboni.

  • A América portuguesa e uma nova história política (séculos XVI-XVIII) com o professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

  • A mulher negra na sociedade brasileira: o papel do movimento feminista na luta antirracista com a professora Monique Vargas.

  • Fontes históricas com os professores Fabiano Coelho e Gláucio Knapp.

  • Metodologia de pesquisa em educação com as professoras Kátia da Silva e Bruna Serejo.

Unidade de Amambai da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) / Foto: Moreira Produções

UEMS de Amambai realiza 13ª Semana Acadêmica de História

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-