21.1 C
Dourados
quarta-feira, 17 de setembro de 2025

ONU faz alerta contra mais medidas de austeridade para Grécia

- Publicidade -

15/07/2015 13h36 – Atualizado em 15/07/2015 13h36

Fonte: Rádio ONU

O especialista independente da ONU sobre Dívida Externa e Direitos Humanos, Juan Pablo Bohoslavsky, fez um alerta esta quarta-feira contra mais medidas de austeridade para a Grécia.

Bohoslavsky está em Adis-Abeba, participando da 3ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento.

Impactos

O especialista da ONU pediu às instituições europeias, ao Fundo Monetário Internacional e ao governo grego que avaliem os impactos das novas medidas sobre os direitos humanos.

Sua preocupação é a de que o plano de austeridade não seja implementado com um “custo para os direitos humanos da população”.

Ele citou relatos de que o país já está em uma crise humanitária com falta de remédios e comida. Bohoslavsky espera “que o acordo fechado esta semana em Bruxelas evite uma crise maior na Grécia”.

Segundo o especialista independente da ONU, “as novas políticas de ajustes devem respeitar as obrigações de direitos humanos que estão vinculadas não somente ao governo grego, mas também aos países credores e instituições financeiras”.

Risco

Ele deixou claro que “existe um risco real de que algumas das medidas mais rigorosas possam ser incompatíveis com as leis de direitos humanos europeias e internacionais”.

Bohoslavsky afirmou que “a prioridade deve ser em garantir que todas as pessoas no país tenham acesso aos direitos básicos econômicos, sociais e culturais”. Nesse processo devem estar incluídos também os direitos à saúde, alimentos e previdência social.

O especialista disse que “a Grécia parece estar em uma situação em que a insolvência e a falta de liquidez são indistinguíveis”.

Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-