21/07/2015 15h39 – Atualizado em 21/07/2015 15h39
Fonte: Rádio ONU
A Organização Internacional para Migrações, OIM, identificou mais de 3,1 milhões de iraquianos desalojados pelo conflito desde o começo do ano passado.
A maioria, ou 67%, está vivendo em alojamentos privados, como casas alugadas, hotéis, ou morando com outras famílias. Mais de 20% dos deslocados internos estão abrigados em prédios inacabados, centros religiosos ou escolas.
Deslocamentos
E quase 8% desses civis estão vivendo em acampamentos para deslocados internos. Enquanto as Forças de Segurança Iraquianas tentam ganhar o controle da cidade de Fallujah, cercada por grupos armados, a OIM identificou 75 mil deslocados internos que saíram da região desde o dia 8.
Para ajudar os iraquianos durante o verão, a OIM distribuiu ventiladores, colchões, lençóis, lonas de plástico, caixas térmicas e kits de higiene para 138 mil famílias.
Ajuda
A entidade, parceira da ONU, também fornece abrigo e assistência psicossocial e de saúde.
Uma mulher de Tikrit contou aos funcionários da OIM que seu marido saiu para fazer compras e nunca mais voltou. Ele foi assassinado e a família nunca soube o motivo.
Quando o Isil invadiu a cidade, há alguns meses, a mulher fugiu com seus filhos e agora todos moram com uma tia dela na capital iraquiana, Bagdá, e recebem assistência da OIM.
