12/09/2015 09h33 – Atualizado em 12/09/2015 09h33
Rússia desmente reforço da sua presença na Síria
Fonte: RFI
A Rússia desmentiu estar a reforçar a sua presença militar na Síria mas apesar disso a desconfiança é a tónica, nomeadamente aqui em Paris onde o chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius deu conta da sua preocupação, considerando que não se pode “juntar mais guerra à guerra”. Os Estados Unidos indicaram ainda ontem ter detectado equipamentos mas igualmente militares russos perto da zona de Lattaquié, feudo do presidente Bachar El Assad.
Ao desmentir estas acusações, Sergueï Lavrov, chefe da diplomacia russa, referiu que não é segredo nenhum que a Rússia tem enviado peritos para apoiar o exército sírio no manuseamento das armas que lhe entrega, Lavrov tendo também reconhecido que o seu país não envia apenas ajuda humanitária mas igualmente material militar. Se Moscovo decidir reforçar a sua presença na Síria “será unicamente de acordo com as nossas leis, o direito internacional e as nossas obrigações internacionais e unicamente a pedido e com o acordo do governo sírio e dos governos dos outros países da região” garantiu Sergueï Lavrov.
A rematar ainda, a Rússia apelou hoje para que a coligação internacional dirigida pelos Estados Unidos se coordenem com Damasco relativamente aos ataques aéreos para actuar “de acordo com as normas do direito internacional” e “evitar incidentes”.
