26/09/2015 23h011 – Atualizado em 26/09/2015 23h011
Fonte: Da Redação
Amambai (MS)- Neste 28 de setembro, Amambai comemora 67 anos de emancipação.
Nossa homenagem a data se traduz em uma lista com 67 razões que fazem da Cidade Crepúsculo o melhor lugar para se viver. Porque aqui nós vivemos, trabalhamos, estudamos, criamos nossos filhos, convivemos, amamos.
1º – Um Belo Pôr do Sol Não é a toa que Amambai é conhecida como Cidade Crepúsculo, afinal temos o mais belo e deslumbrante pôr do sol. Quem nunca se encantou com as cores do entardecer amambaiense, pausou o tereré para uma foto?
2º – Cidade Hospitaleira Qualquer um que visite ou passe a morar na Cidade Crepúsculo será bem recebido e se sentirá acolhido pelo povo amambaiense. Sempre surgirão convites para o chimarrão no final do dia, além do famoso tereré, que não tem hora e nem lugar para ser servido. “Amo minha cidade por ela ter uma enorme hospitalidade e uma grande charme”, declara Eduarda Erlich.
3º – Trânsito Organizado Amambai possui uma frota de veículos consideravelmente pequena, por ser uma cidade com baixo fluxo de pessoas, isto torna o trânsito organizado e respeitoso, facilitando assim a vida dos amambaienses.
4º – Clima Agradável Amambai possui um clima ameno, tendo uma temperatura média de cerca de 22°, com chuvas frequentes e bem distribuídas.
5º – Baixa Poluição Por ser uma cidade pequena, Amambai não possui indústrias nem alto fluxo de veículos para a liberação de gases poluentes, o que torna o município um ambiente agradável e sem altos níveis de poluição.
6º – Diversidade Religiosa O município amambaiense possui representantes de todos os segmentos religiosos, desde católicos a maçons, passando por evangélicos, espíritas e umbandas.
7º – Cidade Pacata Amambai é uma cidade calma. Mesmo estando localizada em uma área de fronteira, o município não possui altas taxas de violência, roubos e mortes, o que o torna ainda mais atrativo para se viver. “Amambai é uma cidade pequena e aconchegante,por isso constituí família aqui e sou muito feliz”, declara Jucélia Coradim.
8º – 17º RC MEC O 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado é um dos orgulhos dos amambaienses, sendo referência entre os regimentos do Mato Grosso do Sul e também do Brasil, possuindo o mais forte armamento da fronteira.
9º – Cidade Arborizada É impossível andar pelas ruas da Cidade Crepúsculo e não notar o porte e a exuberância das árvores plantadas em frente as casas e estabelecimentos, o que faz de Amambai uma cidade referência quando a preservação ambiental.
10º – Museu O Museu José Alves Cavalheiro existe há sete anos em Amambai, porém é pouco conhecido pelos amambaienses. O museu além de expor objetos antigos doados pela população, resgata um pouco da história de Amambai e de seus moradores.
11º – Povo Carismático A população amambaiense sem dúvida nenhuma é um dos principais atrativos da Cidade Crepúsculo. Pessoas humildes, simpáticas e acolhedoras que fazem com que você se sinta em casa, mesmo não sendo daqui. “Aqui nasci, aqui quero morrer”,afirma Marlene Oliveira dos Santos.
12º – Os Talentos Pratas da Casa A Cidade Crepúsculo é um verdadeiro celeiro de talentos não só para a música, mas também para os outros segmentos artísticos. Temos atrizes, como a atriz e teatróloga Alessandra Tavares, bandas e cantores solos que estão se destacando no cenário da música sul-mato-grossense, como a Banda Reise e Eder Pinzan, sem contar nosso atleta de Kung-Fu, que está representando Amambai no 5º Mundial de Kung-Fu na Argentina.
13º – Miscigenação de Nacionalidades Amambai é uma cidade formada por povos diversificados. Pode-se observar forte presença de traços indígenas e paraguaios, além de alemães, italianos, franceses e poloneses, uma miscigenação que faz com que a cidade seja ainda mais bonita. ” Amambai é um lugar onde todos os povos se misturam e principalmente, se respeitam”, afirma a universitária amambaiense Andressa.
14º – Projetos Socias Por ser um povo hospitaleiro, carismático e preocupado com o bem estar social, diversos amambaienses são protagonistas de inúmeras histórias encantadoras que fazem o bem para quem ouve e para que participa. Temos como exemplo os projetos Aumigão Lilico e o Cãopeão, além de outras ações sociais que são promovidas pela Uems e Pax Primavera, entre outros.
15º – Facilidade para a Prática de Atividade Física Para os amambaienses que não abrem mão de estar com a saúde em dia, o município oferece diversas pistas de caminhada e praças repletas de aparelhos de ginástica.
16º – Comunidades Indígenas A comunidade indígena amambaiense é um orgulho a parte. Possuímos uma das maiores de todo Mato Grosso do Sul. Somos influenciados e presenteados com a sua cultura, seus artesanatos e, por muitas vezes, suas crenças.
17º – Cidade Bem Localizada A cidade de Amambai está localizada no centro de dois polos de comércio, Dourados e Ponta Porã, ficando distante cerca de 120 e 90 quilômetros, respectivamente.
18º – Ipês Entre os meses de maio e setembro, a Cidade Crepúsculo é presenteada com as cores dos ipês que brindam a paisagem com molduras e tapetes coloridos que não passam despercebidos. Quem quer que olhe, se encanta com a força e resistência da flor que desabrocha em um momento atípico.
19º – Expobai Um dos maiores orgulhos amambaienses, se não o maior, com certeza é a Exposição Agropecuária. A Exposição tem alçado grandes voos e se tornado destaque não só no Conesul, mas também em todo estado. Um celeiro de oportunidades não só para os produtores e expositores, mas também para os compradores e visitantes que vão e aproveitam ao máximos as atrações oferecidas.
20º – Parque da Cidade Muriama Mascarenhas O Parque Muriama Mascarenhas, popularmente chamado de Parque da Cidade, oferece aos amambaienses momentos de lazer e descanso. Um lago na região central traz um charme e elegância ao ambiente, que também possui um local especial para as crianças, com caixa de areia e brinquedos, como roda-roda, escorregador e balanço. E para quem gosta de uma boa leitura ao ar livre, o parque conta com uma arborização especial, o que faz com que o ambiente seja propício a belas experiências quanto a leituras.
21º – Culinária A culinária amambaiense é a típica sul-mato-grossense, com influência paraguaia. Comidas fortes, porém com detalhes que só os amambaienses conhecem. Comidas simples, temperos caseiros e se você andar um pouco pela cidade, encontrará comidas feitas em fogões à lenha.
22º – Juventude Amambaiense A juventude amambaiense se mostra atuante em diversos segmentos da sociedade. Temos representantes no Rotaract, uma extensão do Rotary Club para jovens de 28 à 30 anos; temos a juventude presente na política. Amambai também possui a Invernada Artística, que é um grupo de dança formado por jovens e adolescentes que levam as tradições gaúchas em suas apresentações, e a Associação dos Skatistas de Amambai, jovens que lutaram e reivindicaram até conseguirem a pista de skate para a prática do esporte.
23º – Terceira Idade Amambaiense Já que citamos os jovens, porque não citar os nossos idosos? Eles são alegres e cheios de vida e sabedoria, além de atuarem em diversos ramos da sociedade, tornando-a ainda mais experiente. Um bom exemplo disso é o Conviver, onde seus sócios estão sempre presentes, dançando, se divertindo e mostrando que é possível ser feliz na terceira idade.
24º – Rodas de Tereré É muito comum você encontrar pela cidade rodas de tereré dos amigos, onde são colocadas em dia as conversas e as brincadeiras, trazendo momentos de nostalgia, lazer e diversão.
25º – Livrarias Muitos amambaienses possuem o hábito de ler, para eles, Amambai oferece várias opções de livrarias, uma delas é a Livraria do Estudante, que possui os mais variados gêneros literários – clássico, infantil, infanto-juvenil, juvenil, romances, comédias, aventuras e suspenses para todas as idades. Desde “A culpa é das estrelas”, de John Green, até “Cinquenta tons mais escuros”, de E.L. James.
26º – Belas Paisagens Amambai é rica em paisagens encantadoras. Seu pôr do sol, seus campos de vacarias, e também seus cartões postais como o Monte Cristo. Do alto do monte, você consegue capturar belas imagens da cidade e arredores.
27º – Potencial para o Agronegócio Amambai possui um alto potencial para o agronegócio, sendo proprietária de um dos maiores rebanhos bovinos do Mato Grosso do Sul e responsável por grande parte das plantações de soja e milho do estado.
28º – Tradição Amambaiense A Cidade Crepúsculo preza pelo tradicionalismo, mantendo clubes que revivem tradições e costumes, como o CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Sentinela de Amambai que traz para Amambai um pouco das tradições gaúchas, mantendo-as vivas entre os descendentes.
29º – Baixo Custo de Vida Baixo custo e ótima qualidade de vida. É isso que qualquer cidadão do todo mundo procura em um país ou uma cidade e os amambaienses encontram isso na Cidade Crepúsculo. Os comércios da cidade, como Supermercado Ki-Carne, o Supermercado Sol e a Mercearia Alvorecer oferecem à população os mais variados gêneros alimentícios por preços acessíveis.
30º – Pista de Skate Wagner Bampi Paixão A pista de skate Wagner Bampi Paixão foi inaugurada em junho deste ano por reivindicação da Associação dos Skatistas de Amambai, que reivindicaram um local para a realização do esporte. Em pouco tempo se tornou ponto de encontro dos amigos e palco de grandes manobras realizadas pelos atletas de Amambai.
31º – Facilidade de Locomoção A cidade Crepúsculo é considerada uma cidade pequena, comparada aos grandes centros, o que facilita a vida dos moradores, já que tudo se torna perto.
32º – Monumentos na Cidade Ao andarmos pelas ruas amambaienses nos deparamos com monumentos que retratam e enaltecem as belezas do Mato Grosso do Sul, trazendo um charme a mais para a cidade.
33º – Educação de Qualidade Um outro motivo que temos para nos orgulhar da cidade Crepúsculo é o fato de termos excelentes escolas tanto da rede pública quanto privada de ensino. Um bom exemplo disso é a escola Estadual Dom Aquino Côrrea, que obteve um ótimo resultado no índice do Ideb, ficando em primeiro lugar entre as escolas públicas de Mato Grosso do Sul.
34º – Incentivo às Artes Marciais As artes marciais vem ganhando cada vez mais espaço em Amambai, aumentando assim a procura por boas academias. E a cidade tem dado todo suporte necessário para atender os alunos interessados, possuindo diversas opções como a Dragões de Fogo e a N1 Amambai.
35º – Ginásio de Esportes O ginásio de esportes Flávio Derzi é palco de grandes jogos e também de grandes atrações, como é o caso das comemorações alusivas ao aniversário da cidade, que são realizadas no local.
36º – Diversidade Cultural Por ser uma cidade com povo miscigenado, Amambai possui uma rica diversidade cultural. Influenciados pela cultura paraguaia, gaúcha e indígena, Amambai se torna um celeiro de expressões culturais e artísticas das mais diversas raízes e origens.
37º – Mulheres Bonitas As mulheres de Amambai são uma atração à parte. Donas de uma beleza peculiar, as amambaienses possuem traços marcantes, que as tornam inesquecíveis.
38º – Privilégio de termos a UEMS É um grande privilégio para os amambaienses possuírem um polo da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, o que faz com que os amambaienses tenham mais oportunidades e mais acesso a cursos superiores de qualidade.
39º – Instituições Assistenciais As instituições assistenciais de Amambai mostram a solidariedade e a compaixão dos amambaienses, que deixam de lado os seus problemas pessoais para ajudar a quem precisa. Temos como exemplo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo e Casa Acolhida Fraterna, conhecida como o Lar do Menor.
40º – Nossas Águas As águas de Amambai são as mais cristalinas e encantadoras. A temperatura é agradável e o ambiente é preservado, o que proporciona um contato ainda maior com a natureza.
41º – Cordialidade da população Sem dúvida nenhuma a população é quem faz a cidade. E a nossa população torna Amambai a cidade mais cordial do Mato Grosso do Sul. Sempre que passamos pelas ruas ouvimos um boa tarde, um bom dia ou boa noite, isso faz com que sejamos mais amigos e felizes.
42º – Polícia Militar A Polícia Militar é motivo de muito orgulho para os amambaienses. Está sempre presente e se destacando no cenário sul-mato-grossense, graças às suas ações e também ao projeto Mulher Segura, que visa manter a mulher amambaiense em segurança.
43º – Ruas Comerciais A rua da República e a avenida Pedro Manvailler são as áreas comerciais de Amambai. São um exemplo de organização e mostram a força do comércio amambaiense, que tem crescido a cada dia.
44º – Escritores Amambaienses Os escritores amambaienses também merecem ser lembrados. Alguns deles lançaram livros sobre poesia, outros sobre a história do município e há até mesmo aqueles que ainda nem lançaram seus livros, mas mantêm sempre aquele lápis e o bloquinho ao lado, para no meio do serviço fazer a anotação de uma ideia.
45º – Homens Bonitos Amambai também é dona dos homens mais bonitos do Conesul. São irreverentes, simpáticos e engraçados, que trazem um charme a mais para a cidade Crepúsculo.
46º – Clubes Os clubes da cidade Crepúsculo são grandes atrativos para os amambaienses que não abrem mão do contato com a natureza. Um exemplo disso é o Recanto dos Caytés, que conta com piscinas de águas naturais e espaços com diversas atrações como: rio, áreas para camping, campo de futebol, quadra de vôlei de areia, lagos para pescaria, tirolesa e boia cross, entre outras.
47º – Espírito Desbravador dos Primeiros Colonizadores O espírito desbravador dos primeiros colonizadores é algo a se orgulhar. Em um momento não favorável, eles não desistiram e acreditaram que Amambai teria potencial para se tornar um grande polo, fato que veio acontecer.
48º – Patriotismo O patriotismo tem sido aflorado entre os amambaienses. Vemos demonstrações de amor à pátria, através de bandeiras hasteadas em suas casas e de movimentos democráticos.
49º – Povo Alegre O povo de Amambai é alegre, festeiro, extrovertido e faz com que a cidade seja ainda mais bem vista e mais querida. “Gosto de viver aqui porque os amambaienses sempre estão com sorriso no rosto” afirma o estudante Júnior Leite.
50º – A Força da Mulher Amambaiense A voz da mulher amambaiense tem sido ouvida pelos quatro cantos da cidade, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com o MMA (Movimento das Mulheres de Amambai) e o Cmdma (Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Amambai), que fazem com que a mulher amambaiense tenha voz ativa junto a sociedade.
51º – História A história de Amambai é motivo de orgulho. Marcada por lutas e grandes vitórias, a origem amambaiense se construiu com bases sólidas e dignas, que fizeram de Amambai uma grande referência para o Conesul do estado.
52º – Corpo de Bombeiros Com rapidez e eficiência, o corpo de bombeiros de Amambai se dedica diariamente a salvar as vidas e combater incêndios por todo o município. Fazendo uso de equipamentos especializados e de qualidade, atendem com confiabilidade toda a população de Amambai, tornando-a uma cidade mais salva e segura.
53º – Intercolegiais Realizado anualmente, os jogos intercolegiais acontecem para promover a relação entre as escolas das redes municipal, estadual e privada situadas em Amambai. Incentivando crianças e jovens amambaienses para a prática de esportes, o campeonato ainda tem o intuito de revelar e valorizar os talentos que possuímos dentro do âmago escolar.
54º – Artesanato O artesanato regional é sem dúvida um grande motivo para orgulho e valorização amambaiense. Com produtos feitos a mão e com muito carinho e dedicação, instituições como a Casa do Artesão e Mãos Que Produzem Arte vêm se destacando cada vez mais no cenário. Todos que passem por Amambai, podem levar consigo uma lembrança feita com puro sentimento amambaiense.
55º – Pedro Couto Nosso querido Pedro Couto, homem religioso e que diariamente abençoa a cidade Crepúsculo e os amambaienses, mostra a solidariedade, a compaixão presente no interior dos filhos de amambai.
56º – Flores Nossas flores são encantos a mais para o embelezamento da cidade, que fica ainda mais bonita e alegre na época de flora. Rosas, tulipas, onze-horas enchem a cidade de graciosidade.
57º – Proximidade da Fronteira A proximidade com a fronteira faz com que características fronteiriças se façam presentes no cotidiano amambaiense, fundindo e realçando culturas e crenças. “Apesar dos conflitos existentes na fronteira, é mais do que importante que se estabeleça um laço de amizade com nossos vizinhos e que haja uma troca de cultura”, afirma o estudante Jonas Rossi.
58º – Crianças As crianças de Amambai são as mais encantadoras. Com sorrisos graciosos, olhares meigos e repletas de animação e energia, fazem de Amambai uma cidade ainda mais alegre e cheia de vida.
59º – Uso do guarani O uso da língua guarani está presente no cotidiano amambaiense, isso se dá devido à fortes influencias paraguaia e indígena, então torna-se comum encontrar amambaienses que dominem e falem fluentemente a língua.
60º – Particularidade do Nome da Cidade O nome da cidade Crepúsculo e também de seus rios e córregos são oriundos da língua guarani o que comprova a ocupação da região por índios guaranis desde a era pré-colombiana.
61º – Festas Amambai é dona de um povo feliz e festeiro e responsável pelas melhores festas do Conesul do estado. Tanto as festas públicas quanto privadas dão um show de organização e oferecem a população amambaiense o que tem de melhor no mundo das festas.
62º – Aquífero Guarani Além de Amambai possuir vários poços artesianos, ela se encontra sobre o segundo maior reservatório de água doce do mundo, o Aquífero Guarani. O que torna Amambai uma cidade privilegiada.
63º – Cursos Superiores à Distância A cidade Crepúsculo tem oferecido as mais variadas modalidades de ensino superior. Tanto os presenciais quanto os cursos à distância estão à disposição da população, para que esta tenha ainda mais oportunidades de obterem um diploma. Exemplos disso são a Unip, a Unopar e a Unigran.
64º – Amambaienses de Coração Não somente os nascidos em Amambai são apaixonados pela cidade, mas também aqueles que fizeram da cidade Crepúsculo sua escolha de vida. “ Amo esta terra que escolhi para viver e onde nasceram minhas filhas”, declara a professora Maria Helena.
65º – Garra da PopulaçãoUma das características mais marcantes na população amambaiense é a sua garra e força de vontade. Há quem levante com o nascer do sol, que trabalhe durante a manhã e a tarde e ainda encontre disposição para estudar durante a noite, seja em Amambai ou encarando até duas horas de viagem para municípios vizinhos, como Ponta Porã e Dourados.
O que chama mais atenção é que, por mais corrido que o dia seja, os amambaienses nunca desanimam e sempre persistem naquilo que almejam.
66º – Pássaros É comum observar pelo céu e árvores de Amambai diversos tipos de pássaros. Bem-Te-vis, João de Barros e Quero-Queros alegram as manhãs dos amambaienses com seus cantos e trazem harmonia e felicidade para seus ouvintes.
67º – Modernidade É notório que com o passar dos anos Amambai vem ganhando muito em relação à modernidade em suas ruas e projetos de arquitetura, seja por questões de acessibilidade ou até mesmo pelo simples fato de embelezamento, o que vem fazendo com que a cidade ganhe um charme a mais.
E você? tem algum motivo para amar Amambai? Conte para nós.

































