21/10/2015 08h46 – Atualizado em 21/10/2015 08h46
Fonte: Rádio ONU
Depois de três meses sem acesso ao leste da Ucrânia, o Programa Mundial de Alimentos, PMA, conseguiu retomar a entrega de ajuda humanitária em Donetsk.
A dificuldade era chegar a áreas que não estão mais sendo controladas pelo governo. Dois comboios de caminhões do PMA circularam por Donetsk nos últimos cinco dias, carregando comida suficiente para alimentar 16 mil pessoas durante um mês.
Coordenação
O chefe do escritório do PMA na Ucrânia explicou que a ajuda seguiu para pessoas desalojadas pelo conflito, que perderam o emprego ou que estiveram sem receber assistência humanitária nos últimos meses.
Giancarlo Stopponi garante que mais comboios seguirão ao local, levando comida para 20 mil civis. O PMA coordena a distribuição da assistência com a ONG “People in Need”.
Milhões Vulneráveis
A agência da ONU destaca que as organizações humanitárias enfrentam vários desafios para ajudar quase 5 milhões de pessoas afetadas pelo conflito no leste da Ucrânia, que começou em abril de 2014.
Durante os três meses em que os trabalhos foram suspensos, o PMA continuou fornecendo ajuda para pessoas que vivem nas áreas de Donetsk e Luhansk controladas pelo governo.
A preocupação agora é em atender as necessidades dos mais vulneráveis com a aproximação do inverno.
