09/11/2015 14h37 – Atualizado em 09/11/2015 14h37
A Caravana Soja Brasil teve seu encerramento realizado no município de Amambai nesse sábado (7)
Fonte: Assessoria SRA
Neste sábado (7), o município de Amambai recebeu o maior evento de soja do país, a Expedição Soja Brasil, que também realizou o encerramento das visitas no estado. Amambai é um importante polo na produção agrícola do Mato Grosso do Sul e tem cada vez mais fomentado conhecimento, pesquisas e tecnologias para todo o Cone Sul do estado, como avalia o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Christiano Bortolotto.
A abertura da programação em Amambai foi realizada pelo presidente do Sindicato Rural de Amambai, Diogo Peixoto, juntamente com o presidente da Aprosoja MS, que demonstrou um pouco dos projetos da Associação. Os engenheiros agrônomos, Laurindo Petelinkar, Pedro Moreira, André Trombeta, Arnaldo Gaspar Filho, Willian Nazário e José Fernando Grigolli também contribuíram com a disseminação do conhecimento com palestras sobre controle de pragas, seguro rural, refúgio em lavouras e fertilidade do solo, além de demonstrar as ferramentas oferecidas pelos programas da Aprosoja MS.
A Caravana Soja Brasil realizou quatro paradas no estado: Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Dourados e Amambai. “O Soja Brasil é um programa de interação, pois leva a todos os produtores conhecimento e também resgata dos produtores informações da realidade dele, do que está dando certo, do que está dando errado. Desde que o Soja Brasil começou nós temos obtido safras históricas e eu tenho certeza que esse programa contribui muito com estes resultados, pois é a maior expedição de safra que percorre os 4 cantos do País. É um programa que faz acontecer e mostra qual o tamanho da força que é o Agronegócio e a produção de soja no Brasil”, explica Christiano Bortolotto.
O engenheiro agrônomo Laurindo Petelinkar, tem tido contato com a realidade de produtores de todo o estado e avalia a Caravana Soja Brasil de forma totalmente positiva. “Este programa que se encerrou em Amambai tende a fortalecer e melhorar cada vez mais a nossa economia. O produtor rural tem muita força dentro da sua propriedade para tomar decisões, mas muitos acontecimentos fora da propriedade têm impactado os nossos negócios. São questões legislativas, políticas, de segurança pública, uma série de questões que o produtor sozinho isolado não consegue resolver, por isso a importância de trabalhos realizados pelos sindicatos e associações, como a Aprosoja MS e a Brasil. Quanto mais informações, mais teremos preparo para tomar as decisões mais ajustadas e coerentes com a realidade atual.” Ressalta o palestrante.
O projeto tem a realização do Canal Rural, da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com consultoria de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de BASF e Mitsubishi Motors, com apoio de Intacta RR2 Pro.


-
Content section component
-
-
-
-