18/03/2016 07h49 – Atualizado em 18/03/2016 07h49
Fonte: O Diário Online / Agência Senado
Em todo país, no dia 18 de março é comemorado o Dia do Demolay data da morte do francês Jacques de Molay, herói mártir da Ordem. A homenagem atende à lei estadual número 12.905 e à federal 12.208 que seguiu o exemplo paulista. A Ordem Demolay é uma sociedade de jovens meninos de 12 a 21 anos incompletos que tem por objetivo os princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos.
Esses princípios são baseados em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos, que são considerados diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino. Fundada nos Estados Unidos dia 24 de março de 1919 pelo maçom Frank Sherman Land, é patrocinada e mantida pela Maçonaria oficialmente desde 1921.
A Ordem Demolay possui cerca de 4 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay e passa a acompanhar os trabalhos do Capítulo sem exercer cargos. Em Barretos, Gabriel Magalhães Lopes, de 17 anos, foi empossado mestre conselheiro em 8 de fevereiro de 2014 onde atuou no cargo por seis meses. Segundo ele, a principal função é administrar o Capítulo distribuindo funções entre os 23 cargos. “A divisão é importante porque todos conseguem trabalhar sem sobrecarregar ninguém”, explicou.
Gabriel confirmou que o primeiro pré-requisito para se tornar um Demolay é crer em Deus independente da religião. “Os meninos indicados passam por avaliação e investigamos o histórico de sua vida, se comporta bem ou não na sociedade e depois tem a votação”, disse. Em sua gestão recente, Gabriel já realizou reuniões, filantropia na Vila dos Pobres e organizou Congresso Regional para escolha do novo mestre conselheiro regional. O evento contou com 160 Demolays e teve workshop, almoço e jogo de futebol no Rochão.
Senado homenageará Ordem DeMolay
O Senado terá sessão especial, segunda-feira (21) às 11h, para comemorar o dia nacional da Ordem DeMolay. A sessão também homenageará o Conselho Supremo da organização, que existe há 12g anos no país.
A Ordem DeMolay, dirigida por maçons, é a maior organização juvenil do mundo, e tem objetivos filosóficos, filantrópicos e sem fins lucrativos. Mais de 2,5 milhões de jovens já passaram pela organização. Atualmente a entidade está presente em 13 países, dentre eles Brasil, Estados Unidos, Austrália, Japão, Itália e Alemanha. Somente seis países tem o Conselho Supremo da Ordem, um deles é o Brasil.
Fundada em 18 de março de 1919 nos Estados Unidos, a Ordem tem a proposta de transformar jovens entre 12 e 21 anos de idade em bons cidadãos e líderes da sociedade.
Para o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), um dos autores do pedido, o objetivo da Ordem DeMolay é criar pessoas que respeitam as leis, convivem em harmonia com a sociedade, ajudam o próximo em suas necessidades básicas e que, por meio do exemplo, sirvam de modelo a ser seguido por outros jovens.

