22/04/2016 10h11 – Atualizado em 22/04/2016 10h11
Fonte: Goal.com
São Paulo, SP – Luis Suárez fez uma de suas melhores exibições na última quarta-feira. O uruguaio participou diretamente de sete dos oito gols marcados pelo conjunto catalão, fora de casa, contra o Deportivo La Coruña. Foram quatro gols e três assistências.
A atuação histórica fez com que o uruguaio encostasse em Cristiano Ronaldo na briga pela artilharia do Campeonato Espanhol. O português, que passou em branco na vitória sobre o Villarreal, fez 31 gols pelo Real Madrid contra 30 de Luisito pelo Barcelona. O camisa 9 também encostou na briga pela Chuteira de Ouro europeia.
Considerando todos os torneios oficiais, Suárez fez 49 gols: mais do que Cristiano Ronaldo (47), Messi (39), Neymar (28), Higuaín (32), Jonas (33), Ibrahimovic (42) e Lewandowski (38). Na Inglaterra, é preciso somar os números do artilheiro Harry Kane com um dos vice-artilheiros da Premier League – Jamie Vardy ou Kun Aguero – para igualar o nº de gols de Suárez.
Na comparação com o futebol brasileiro, Luis Suárez é tão superior que é preciso compará-lo não a outros jogadores, e sim com os times. Considerando os números do último Brasileirão, o uruguaio fez mais gols do que a soma dos três artilheiros do certame (Ricardo Oliveira, Vagner Love e André): 49 a 47. Dentre os times, somente Grêmio, São Paulo, Sport, Santos, Palmeiras, Atlético-MG e Corinthians balançaram mais vezes as redes.
Ou seja, comparando com o último Brasileirão, Suárez fez mais gols do que o time inteiro de Flamengo, Cruzeiro, Atlético-PR, Fluminense, Inter, Coritiba, Vasco… e por aí vai.
Em números da temporada 2016, Suárez fez mais gols do que todos os times dos estaduais carioca, gaúcho, mineiro e paulista. Também impressionante: sozinho, o uruguaio balançou mais as redes do que a Primeira Liga inteira! O torneio estreante, vencido pelo Fluminense, contou com 44 gols, três a menos do que a marca atual de Suárez.
Para o torcedor do Nacional de Montevidéu, clube do coração do atacante, o desempenho espetacular de Luisito também é motivo para provocar o arquirrival Peñarol. Além de ter sido eliminado na fase de grupos da Libertadores, os Carboneros fizeram um total de 46 gols em torneios oficiais disputados na atual temporada.
