32.2 C
Dourados
quinta-feira, 4 de setembro de 2025

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje (1º) o fim da transmissão do

- Publicidade -

OMS anuncia fim da transmissão do vírus ebola na Guiné-Conacri

Fonte: Ag. Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje (1º) o fim da transmissão do vírus ebola na Guiné-Conacri, que entra agora em um período de 90 dias de “elevada vigilância”, informa comunicado da organização.

Depois de 42 dias (duas vezes o período máximo de incubação) sem um novo caso de ebola, a OMS elogiou “o governo da Guiné-Conacri e o seu povo” pela ação de combate à doença, ao declarar o seu fim.

“Temos de continuar vigilantes para garantir que são detectados rapidamente e combatidos quaisquer novos casos que possam ocorrer”, disse Abou Bekr Gaye, representante da OMS na Guiné-Conacri, citado no comunicado.

Segundo a agência das Nações Unidas, durante o último surto da doença no país, foram registrados sete casos confirmados e três prováveis de ebola, no período de 17 de março a 6 de abril. Mais três casos foram confirmados em uma mulher e seus dois filhos que viajaram da Guiné-Conacri para a Libéria.

A fonte de infecção do surto pode ter sido a exposição a secreções corporais de um sobrevivente de ebola, indica a OMS, adiantando que “existe o risco” de outros surtos com a mesma origem.

A epidemia de ebola na África Ocidental começou em dezembro de 2013 na Guiné-Conacri e deixou mais de 11.300 mortos, principalmente neste país, em Serra Leoa e na Libéria.

No dia 29 de março, a OMS anunciou que a epidemia, a mais grave desde a identificação do vírus em 1976, já não representava uma “emergência de saúde pública de âmbito internacional”, como tinha declarado em agosto de 2014.

Depois de 42 dias sem um novo caso de ebola, a OMS elogiou

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-