05/09/2016 16h03
Fonte: PB
O transporte locomotivo é a nova tendência entre europeus que chegam ao Brasil. É o que indica reportagem exibida pelo canal público EO, da Holanda. O programa tem como foco turismo arqueológico e cultural e desembarcou em Minas Gerais com um objetivo de mostrar, de perto, o charme dos trens maria-fumaça. A visita de 15 dias rendeu uma série, que pode ser conferida aqui.
“Pegamos um trem para o município de Tiradentes, que fica a 13 km de São João del Rey. Durante a passagem por Minas Gerais, visitamos galpões ferroviários, onde dezenas de locomotivas são armazenados… É como uma visita ao passado”, narrou a transmissão holandesa. “As locomotivas passam por áreas muito bem preservadas, aldeias de mineração colonial, e aproximam turistas e locais à vasta tradição brasileira.”
Durante a parte da visita ao Rio de Janeiro, a série termina com uma aventura ferroviária pela capital fluminense: “O Trem do Corcovado foi essencial para a construção de um dos principais cartões-postais do mundo: o Cristo Redentor. Foi por meio do veículo que, durante a edificação da estátua, os construtores conseguiam levar os materiais necessários até o topo do morro, localizado no Parque Nacional da Tijuca”, diz a matéria.
Em Curitiba, a Rail Away passou pelo famoso complexo locomotivo de Serra Verde, em Carambeí. O município faz parte da maior bacia leiteira do Brasil. A gastronomia local recebeu influência primeiramente do tropeirismo. Entre os pratos típicos, a região se destaca pelas inúmeras tortas e o oliebollen, doce que lembra o bolinho de chuva brasileiro. “Após a imensa selva, chegamos a Carambeí, cidade colonial em que as raízes holandesas se confundem com as cores do Brasil.”
Perfil do mercado
A Holanda é o 18º maior emissor de turistas global para o Brasil. Somente em 2015, mais de 81 mil holandeses visitaram o País, segundo dados do Anuário Estatístico do Turismo.
A maioria desse público procura viagem de luxo ou turismo na terceira idade. Enxergam o Brasil como destino exótico, com natureza exuberante e entendem os brasileiros como pessoas alegres e animadas.
A série especial do canal holandês fez parte de uma Press trip apoiada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).