14.3 C
Dourados
sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Tidinho: a paixão e a profissão pelo vôlei em Amambai

- Publicidade -

08/09/2016 18h28

Aristides Nunes Rodrigues, o Tidinho, recebeu moção da Câmara de Vereadores em homenagem aos títulos conquistados como técnico de equipe feminina de voleibol

Fonte: Redação

Ele começou a trabalhar jovem. Praticamente sempre na área do esporte. Seja em programas sociais governamentais, seja na parte técnica com equipes esportivas. O vôlei depressa se destacou em sua atuação. Logo a modalidade virou única para ele. Tornou-se técnico de voleibol. A paixão pelo esporte virou profissão.

Falar em voleibol em Amambai, é falar em Aristides Nunes Rodrigues, ou simplesmente, o Tidinho. Pessoa conhecida de muitos. Amambaiense querido e admirado por todos. “O voleibol pra mim hoje é tudo, pois foi através do voleibol que comecei a sentir prazer em cada vez mais procurar me aperfeiçoar e buscar me aprofundar nos ensinamentos básicos do voleibol”, diz ele.

Desde 1984, quando trabalhou como mesário apontador nas modalidades de voleibol, handebol e basquetebol e na organização dos Jores (Jogos Regionais de MS), vários títulos foram conquistados. Em 2002, ele foi convidado para preparar uma equipe feminina para disputar a 1ª Copa Conesul de Voleibol Feminino e Masculino. Como técnico desta equipe, obteve quatro títulos consecutivos pelo Conesul do Estado – campeão regional em Fátima do Sul, campeão regional de Maracaju e bicampeão do Torneio Regional de Voleibol de Coronel Sapucaia. Somam ainda oito títulos na categoria de voleibol feminino adulto. “Tive a honra de ser o primeiro campeão com a equipe feminina com excelentes atletas que dão orgulho até hoje para Amambai”, envaidece-se o treinador.

Sua importância no esporte da cidade sempre foi conhecida; e o reconhecimento formal foi feito no início deste mês pela Câmara de Vereadores de Amambai. Na sessão do dia 5 de setembro, Aristides recebeu moção de reconhecimento pelos serviços prestados. A iniciativa, do vereador Fernando Fischer, foi aprovada por todos os demais do legislativo municipal.

A moção foi uma honra para Aristides, que agradece a todos que acreditaram em seu trabalho e lhe proporcionaram trabalhar com o esporte que ele tanto ama. Entre essas pessoas, ele cita os professores Sueli de Fatima Vieira, Wilsa Rosilho, Roberto Correa, Indalécio Franco, Dagoberto Prandini e José Hamilton Muchon Castilho . “Com o auxilio deles aprendi e muito, tive o orgulho em trabalhar e aprender com todos eles”, reconhece. Também cita os e ex-prefeitos e o atual, Anilson Prego de Souza, Dirceu Lanzarini e Sergio Diozebio Barbosa, e os gestores de Esporte, Ramiro Machado Franco, Cassia Dalva Miranda Meira, Stoque, Birigui, Rui Cordeiro, Cesar Guidotti, Jaqueline Casagrande Raimundo, Luiz Vanderlei (Miudinho) e Elton Marques Martins.

A moção foi pelos títulos a frente da equipe de voleibol feminino de Amambai, homenagem esta que foi estendida a todas as meninas que participaram desta grande equipe de voleibol. “Um agradecimento especial a todas as meninas que estiveram juntas em todas nossas grandes conquistas”, finaliza Aristides.

Veja abaixo a opinião do técnico Aristides Rodrigues Nunes sobre o voleibol e o esporte em geral em Amambai.

Como você avalia a desenvoltura do voleibol feminino na cidade?

Tidinho – A minha avaliação é e sempre será positiva, pois nossa luta, como em todos os esportes, é árdua, temos que correr atrás. As vezes até brigar para que sejamos valorizados e vistos como qualquer modalidade. Já é diferente do futsal e futebol de campo, que a criança já nasce chutando, o voleibol é completamente diferente, tem que ter muita paciência, prazer no que faz e acima de tudo respeito a criança na iniciação, e isso eu tenho e muito. Como por exemplo, hoje tenho em torno de 35 a 45 meninas, com idade de 10 a 17 anos, com treinamentos as terças e quintas-feiras e aos sábados, com horários das 14 as 16 horas; aos sábados nós contamos com algumas atletas adultas que ainda a gente tenta manter a chama acesa para que possamos estar participando de torneios e campeonatos na região como os dois anos seguidos que participamos em Coronel Sapucaia e fomos bi campeões. E esse time adulto já colocamos meninas de iniciação junto com as adultas e deu certo, pois as mesmas deram conta do recado, e isso é de grande valia e satisfação pra mim e para o município.

E quanto aos incentivos?

Tidinho – Graças a Deus os incentivos pra mim são ótimos, tenho material e espaço físico, principalmente material humano, no caso, atletas. Em todas as administrações, eu tive e tenho livre acesso aos prefeitos que por ali passaram, neste mandado do prefeito Sergio Barbosa e do secretário de esportes Elton Marques Martins, até o momento tenho recebido inúmeros incentivos para podermos trabalhar a modalidade que amamos, e não só deles, tenho recebido, além da atual administração, incentivos para cursos fora do município, no caso, Foz do Iguaçu, no Paraná, onde fiz curso de iniciação desportiva e duas vezes curso de treinamento de alto nível de voleibol, sendo que em janeiro de 2016, fiz curso de treinamento de alto nível com o professor Percy, que na época era treinador da equipe juvenil de voleibol do Brasil; também com incentivo do prefeito Sergio Barbosa, vice-prefeito Dr. Bandeira e do vereador Fernando Fischer, pois os mesmos acreditam e muito em meu trabalho.

Quais são os projetos futuros na área do esporte?

Tidinho – Tenho muitos projetos em várias áreas, não só no voleibol. Estou montando uns projetos com os professores Marco Fabiano Buss, Renata Maluf e Olivia Olazar e vários acadêmicos de Educação Física, já tenho projetos prontos no Atletismo, Handebol, Dança e também no meu esporte favorito que é o Voleibol. Só estamos esperando passar o período eleitoral para que possamos dar continuidade aos projetos, terminarmos de montá-los e apresenta-los para que sejam aprovados e assim coloca-los em prática e Amambai voltar a ser respeitada como sempre foi em todas as modalidades. Com uma observação muito valiosa: com pratas da casa, porque temos muitos atletas que estão saindo da forma agora e são joias a serem lapidadas e esse será um projeto de longa duração, pois trabalharemos o lado da iniciação e sempre renovando, pois é essa nossa intenção, atletas natos.

Tidinho em treino com a equipe feminina de vôlei de Amambai.

Aristides e o vereador Fernando Fisher, autor da indicação para entrega da moção.

Na sessão do dia 5 de setembro, Aristides recebeu moção de reconhecimento pelos serviços prestados.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-