17/09/2016 09h42
Plano de apoio aos Pequenos Negócios de MS é entregue ao secretário da Presidência da República
Fonte: Noticias MS
O governo do Estado entregou na manhã desta sexta-feira (16) o caderno de apresentação do Plano Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq), ao secretário da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, José Ricardo da Veiga. A entrega aconteceu durante reunião realizada na Fiems e que contou com a presença do Sebrae, Fecomércio, outras entidades representativas do setor produtivo e jovens empreendedores.
O Propeq é de responsabilidade e coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), em parceria com o Sebrae. Foi lançado em junho do ano passado com o objetivo de promover ações para o fomento de uma nova economia em Mato Grosso do Sul por meio do fortalecimento dos pequenos negócios. Entre as ações do governo do Estado promovidas no âmbito do Propeq estão a Rota do Desenvolvimento e o Propeq Adensa.
A entrega do caderno do Propeq ao secretário da Presidência da República foi realizada pelo superintendente de Apoio aos Negócios Empresariais da Semade, Bruno Gouvêa Bastos e pela coordenadora de Apoio aos Pequenos Negócios, Dayara Gleice de Souza – que representaram o secretário Jaime Verruck no evento.
Na avaliação de Bruno Bastos, o secretário José Ricardo da Veiga “entende o Estado como um eixo estratégico dentro do planejamento da Secretaria para o fortalecimento da competitividade das micro e pequenos empreendedores. Quando pensamos no micro e pequeno empreendedor, tentamos capitar essa geração Y, saindo um pouco do modelo tradicional de capitação de investimento para incluí-los como nosso público alvo também. Hoje, 99% das nossas empresas são micro e pequenas, sendo muito importantes na geração de emprego e de massa salarial”.
Na reunião realizada na Fiems foram apresentadas as ações do governo federal voltadas para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Segundo o diretor da Federação das Indústrias de MS, Julião Gaúna, o secretário foi apresentado às iniciativas promovidas no Estado em relação às micro e pequenas. “Foi importante porque ele observou a forma como tratamos do assunto aqui no Estado para que trabalhemos juntos em prol do crescimento e desenvolvimento estadual por meio do empreendedorismo”, declarou.
Além do superindente e da coordenadora de Apoio aos Pequenos Negócios da Semade, o presidente da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), Augusto de Castro, também participou da reunião.
Impressões
José Ricardo da Veiga ficou animado com o modelo adotado em Mato Grosso do Sul para alavancar as micro e pequenas empresas do Estado. “Tenho rodado os Estados para levar o discurso da importância do empreendedorismo e da micro e pequena empresa, do olhar diferenciado que a sociedade brasileira precisa dar para elas, que são a base da nossa economia. Eu costumo dizer que, se as micro e pequenas empresas derem certo, o resto da economia vai acompanhar”, exemplificou.
Segundo Veiga, as micro e pequenas empresas estão espalhadas nos bairros das pequenas, médias e grandes cidades do País, contribuindo para a distribuição da renda. “Aqui em Mato Grosso do Sul percebi que esse patamar está muito avançado com as entidades e órgãos do Governo, do legislativo e das entidades privadas, como a Fiems, conversando e buscando um objetivo único, que é o desenvolvimento da micro e pequena empresa, que amanhã podem ser a grande empresa ou mesmo ser a base de fornecedores para as grandes empresas do Estado. Volto para Brasília muito satisfeito com o exemplo de Mato Grosso do Sul, que pretendo usar como referência nas minhas próximas visitas a outros Estados”, finalizou.