13.6 C
Dourados
domingo, 10 de agosto de 2025

14º Joind teve início em Amambai na noite dessa terça-feira (27)

- Publicidade -

28/12/2016 09h44

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Foi em uma cerimônia cheia de surpresas, apresentações culturais e muito encanto que teve início o 14º Jogos da Integração Indígena (Joind) em Amambai, aberto oficialmente nessa terça-feira (27) na aldeia Amambai.

O Joind é um evento esportivo realizado pela associação Jovens Indígenas Guarani Kaiowá em Ação (JIGA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Amambai, através da secretaria de Desporto e Cultura que visa a valorização e a integração da comunidade indígena de MS.

Segundo o capitão da aldeia Adair Gonçalves Sanches os jogos representam uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal para os jovens atletas. “O Joind tem trazido alegria e esperança para a nossa comunidade indígena, porque os nossos jovens não estão buscando diversões lá fora, nas drogas, na criminalidade, mas sim no esporte e o Joind é um grande incentivador dessa prática”, ressaltou o capitão.

Ainda na noite dessa terça, aconteceu o tradicional concurso de beleza Garoto e Garota Joind, onde competiram indígenas oriundos das 14 aldeias que estão em Amambai para os jogos.

Os jovens foram avaliados por um corpo de jurados composto pelo mister indígena 2014 e vice-campeão mundial no arremesso de lança, Rocleiton Ribeiro Flores, pelos os professores Carlos Monteiro e José Carlos da Silva, pela a assistente social de Dourados, Letícia Martinez, pela a secretária municipal de educação, Zanete Borges, também a professora de Paranhos, Adriana Ribeiro, a cientista social Marta Soares e pelo funcionário público, Roberto Racchtiune.

O mister indígena foi o jovem Renando Moreira Aquino, da aldeia Guapoy em Amambai; o 2º colocado foi Geomar Samaria, da aldeia Limão Verde também de Amambai e o 3º colocado foi de Coronel Sapucaia, o jovem Rosimar Teixeira, da aldeia Taquaperi.

Já a miss Joind foi a estudante Sebastiana Freitas, da aldeia Limão Verde em Amambai, a 2ª colocada também foi de Amambai, a jovem Pâmela Aquino Vera, da aldeia Guapoy e o 3º lugar foi para a jovem Ebifânia da Silva Ortiz, da aldeia Lagoa Rica em Douradina.

O Joind segue até o dia 5 de janeiro com competições de futsal masculino, feminino e infantil, basquetebol masculino, voleibol misto, queimada, atletismo, armadilhas indígenas, pescaria, tiro com estilingue, arco e flecha, lançamento de dardos e salto a distância. Além das competições esportivas, ocorrem ainda concurso de dança Guarani Kaiowá (Guachire Misto), exposição e venda de artesanatos, exposição de fotografias e vídeos com temáticas indígenas.

São esperados indígenas oriundos de 20 aldeias de todo

Veja a galeria 2

A pira olímpica foi acesa nessa terça / Foto: Moreira Produções

O mister indígena foi o jovem Renando Moreira Aquino / Foto: Moreira Produções

A miss Joind foi a estudante Sebastiana Freitas / Foto: Moreira  Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Coluna Prosa&Política

- Publicidade-