10/04/2017 19h53
A inciativa é do vereador Ismael Guarani Kaiowá (PMDB)
Fonte: Redação
Amambai (MS) – O fato de 30% (trinta por cento) da população amambaiense ser formada por indígenas da etnia Guarani Kaiowá levou o vereador de Amambai, Ismael Morel (PMDB), a apresentar projeto de lei criando a Semana dos Povos Indígenas, no município.
Cerca de 12.000 indígenas moram nas aldeias Amambai, Limão Verde e Jaguari, localizadas no município.
Através do Projeto de Lei CM nº 05/2017, de autoria do vereador Ismael, fica instituída no calendário oficial do município a Semana dos Povos Indígenas, no período de sete dias que antecede o dia 19 de abril, data nacional alusiva ao Dia Nacional do Índio.
O projeto de lei propõe que durante a semana sejam realizadas atividades visando ampliar a consciência das pessoas contra o racismo e de melhorias na qualidade de vida da população indígena do município.
As atividades deverão ser realizadas pelo poder público municipal em parceria com o poder legislativo e organizações não governamentais (Ongs).
Ismael afirma que a intenção do projeto é dar visibilidade sobre os costumes, tradições e potencial das comunidades indígenas.
“Muitas vezes somos classificados como preguiçosos e atrasados, ou melhor, não civilizados. Acredito que se houver uma ampla divulgação do nosso modo de vida, nosso “Teko”, isso mudará, pois a partir da informação, a visão que muitos têm dos índios se transformará”, comenta o vereador Ismael.
O PL CM nº 05/2017, de autoria do vereador Ismael, foi apresentado na sessão do legislativo municipal, ocorrida nesta segunda-feira (10). O projeto foi encaminhado para as comissões permanentes darem seus pareceres e voltará para ser apreciado e votado pelo plenário da Casa de Leis, nas próximas sessões.