30/04/2017 10h00
Fonte: Redação
A menstruação é sempre um assunto rodeado de dúvidas. Para algumas mulheres o ciclo menstrual é certeiro e nesses casos o atraso ou adiantamento pode assustar. As alterações hormonais, tal como a fase ovulatória, proliferativa e lútea – que ocorrem no processo de ovulação -, podem interferir no atraso ou adiantamento do ciclo menstrual.
Nem sempre a menstruação adiantada é sinal de algum problema, assim como o atraso significa a gravidez. O portal especialista em saúde feminina, Trocando Fraldas, esclarece que no processo de ovulação existem algumas fases que interferem no ciclo menstrual feminino, são elas:
1ª Fase: ocorre o estímulo hormonal logo após a menstruação, entre algumas mulheres o processo se inicia quando a menstruação ainda está saindo do endométrio e não necessariamente no fim.
2ª Fase: assim que o folículo está bem desenvolvido é iniciada a outra transformação hormonal e a produção de maior quantidade de estrogênio e pico de LH, o que conhecemos como o período fértil e a ovulação.
3ª Fase: progesterona entra em ação, sendo estimulada pelo corpo lúteo. A fase lútea é fixa e pode ocorrer de 11 a 18 dias, o que depende de cada organismo.
Por que a menstruação pode adiantar?
A explicação para a menstruação adiantada é que um desses períodos pode ser mais curto do que de costume. Isso ocorre por conta das alterações hormonais comuns, mesmo entre as mulheres que possuem o ciclo menstrual regular e sem atrasos. A antecipação da ovulação é outra causa desse adiantamento que pode se antecipar de três ou até dez dias para ciclos mais longos.
Fatores externos podem adiantar a menstruação
Já ouviu falar que passar por estresse ou situações que abalam o emocional pode adiantar a menstruação? Isso é confirmado por especialistas, não se trata de uma crendice popular. A menstruação adiantada é normal em até 5 dias, mais do que isso é importante consultar um ginecologista para análise clínica.
Troca de anticoncepcional pode adiantar a menstruação?
Sim. É comum mulheres ao trocar o anticoncepcional gerar no organismo mudanças hormonais que modificam o período da ovulação. A antecipação menstrual nesses casos pode ocorrer em pequenos sangramentos, conhecido como escapes ou mesmo o fluxo da menstruação normal.
