20.1 C
Dourados
segunda-feira, 18 de agosto de 2025

ONU quer mais mulheres em forças de paz para “melhorar proteção”

- Publicidade -

08/07/2017 08h46

Secretário-geral acredita que aumento de pessoal do sexo feminino no terreno pode reduzir possibilidades de exploração e abuso sexual; Conferência de Chefes Militares decorreu esta sexta-feira nas Nações Unidas.

Fonte: Rádio ONU

Numa mensagem para mais de 100 oficiais de exércitos reunidos nas Nações Unidas, o secretário-geral declarou que o grupo é essencial “para garantir que a manutenção da paz continue moderna e eficiente.”
António Guterres gravou um vídeo para a Conferência de Chefes Militares pedindo ações para que sejam enviadas mais mulheres ao terreno e seja apoiada a perspectiva sensível ao gênero na promoção da paz.

Proteção

De acordo com o chefe da ONU, um maior equilíbrio de gênero nas forças internacionais pode melhorar as ações de proteção e reduzir as possibilidades de exploração e abuso sexual.

No encontro, o subsecretário-geral das Operações de Manutenção da Paz, Jean-Pierre Lacroix, disse que a organização já atua para que a manutenção da paz seja como uma ferramenta adaptada, ágil e adaptável.

O chefe das operações de paz declarou que essa visão da ONU combina as habilidades e as capacidades certas para responder às necessidades específicas no terreno, considerando a redução do orçamento para a área.

Priorização

Recentemente, a Assembleia Geral autorizou o corte de 8,5% no valor para a manutenção da paz, num valor equivale a cerca US$ 700 milhões.

Para Lacroix essa realidade vai exigir uma maior priorização e um maior foco no uso eficiente dos recursos, particularmente no momento em que o Conselho de Segurança também autorizou um aumento de 6.600 soldados e policiais.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-