14/02/2020 14h28
“Alcoolismo é doença”, lembra membro do AA de Amambai no dia de combate à enfermidade
Nesta terça-feira (18) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo; Amambai tem dois grupos de Alcoólicos Anônimos
Fonte: Redação
Amambai (MS)- “Muitos falam que o alcoolismo é falta de vergonha na cara, mas pelo contrário, se trata de uma doença que precisa ser tratada”, disse um membro dos Alcoólicos Anônimos de Amambai, no Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo.
A data é comemorada nesta terça-feira (18) e foi instituída para conscientizar os brasileiros sobre o consumo excessivo de álcool e os males que a prática pode ocasionar não só para o indivíduo que faz a ingestão da bebida, mas também para a família e para a sociedade em geral.
O alcoolismo pode ser também um agravante para diversas doenças, tanto fisiológicas quanto psicológicas e comportamentais e, por isso existe uma rede em todo mundo que presta assistência a quem deseja se livrar do vício, o Alcoólicos Anônimos (A.A).
O A.A
Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.
O A.A não está ligado a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição; o único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber.
O membro do A.A de Amambai entrevistado pela nossa reportagem para esta matéria teve sua identidade preservada por conta de um dos princípios da irmandade, que é o anonimato. Ele conta que começou a beber aos 13 anos de idade e que aos 18 participou da sua primeira reunião, a convite de um amigo. Após 25 anos de sobriedade, ele afirma que a principal dificuldade do alcóolico recuperado é a desinformação aliada ao preconceito.
“Existe muito preconceito originado da desinformação (…) As pessoas acham que ter problema com a bebida alcoólica é falta de caráter, de vergonha na cara, e outras expressões pejorativas que acabam utilizando”, disse.
Em Amambai
Em Amambai, existem dois grupos de Alcoólicos Anônimos, o grupo Amambai e o Grupo Esperança. Ambos somam cerca de 60 membros e estão de portas abertas para receber aqueles que tenham interessem em dar o primeiro passo rumo a sobriedade.
Com o lema “Viver 1 dia de cada vez”, os encontros acontecem duas vezes por semana.
As reuniões do grupo Esperança, localizado na rua Heron da Rosa Brum, nº 1162, próximo ao clube Milionários, acontecem às segundas e quartas-feiras, às 19h30.
Já as reuniões do grupo Amambai acontecem às terças e sábados também às 19h30. Os membros se encontram na avenida Pedro Manvailer, nº 3947.
Não há custo algum para se tornar membro do A.A, bastando apenas frequentar as reuniões.
