16.2 C
Dourados
segunda-feira, 25 de agosto de 2025

“Quaresma é tempo de conversão,” diz padre de Amambai

- Publicidade -

03/03/2020 10h56

“Quaresma é período de conversão,” diz padre de Amambai

“Nesses 40 dias lembramos os 40 dias que Jesus ficou no deserto, jejuou e foi tentado”, explicou o padre Nikolaus Gafeor, pároco da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Amambai

Fonte: Redação

Amambai (MS)- “Um tempo especial, de conversão e mudança de vida”. É assim que o padre Nikolaus Gafeor, pároco da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Amambai, explica a Quaresma, período que se iniciou na última quarta-feira (26) e segue a quinta-feira, 9 de abril.

Este é um dos períodos mais importantes para os católicos, que é quando os fiéis realizam a preparação para a Páscoa, que significa a ressurreição de Jesus Cristo após crucificado.

“Nesses 40 dias lembramos os 40 dias que Jesus ficou no deserto, jejuou e foi tentado”, explicou o padre.

Nestes dias, os católicos são convidados a repensar seus hábitos e seus vícios, a fim de buscar uma aproximação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos.

Jejum e penitência

O jejum é obrigatório pela igreja na Quarta-Feira de Cinzas e também na Sexta-Feira Santa. É quando os católicos se abstém de carne lembrando que foi através da carne que Cristo se entregou.

De acordo com o padre, o jejum deixa de ser obrigatório para os menores de 14 anos, maiores de 60 anos, mulheres grávidas, enfermos e trabalhadores braçais. Nesses casos, fica a cargo do fiel a decisão do jejum.

Missas e celebrações

Durante o período quaresmal as missas serão realizadas nos seguintes horários:

Terça-feira: 19h
Quarta-feira: 15h30
Quinta-feira: 19h
Sexta-feira: 19h – via sacra
Sábado: 19h
Domingo: às 8h e às 19h.

Na Semana Santa acontecem celebrações especiais, confira:

Domingo de Ramos: A celebração de Domingo de Ramos será no dia 5 de abril e abre a Semana Santa e faz referência a entrada de Jesus em Jerusalém sendo aclamado por aquele povo.

Nesse dia, de acordo com o pároco Nikolaus, será feita uma procissão saindo da Prefeitura indo até a igreja Matriz, onde será celebrada a missa. Até o momento, o horário dessa celebração ainda não foi confirmado pela organização.

Quinta-feira Santa: É neste dia, 9 de abril, que começa o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa. É o dia também em que a Igreja celebra a instituição dos grandes sacramentos da Ordem e da Eucaristia.

Nessa celebração também é realizado o ritual de lava-pés, que é baseado no relato de João 13:1-17, que menciona Jesus lavando os pés de todos os seus discípulos como sinal de humildade durante a Última Ceia.

Em Amambai, o rito começa às 20h, na Igreja Matriz.

Sexta-feira da Paixão: É o dia em que a comunidade católica relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. Será no dia 10 de abril.

Às 15h na Igreja Matriz de Amambai acontece a celebração, que, como já é tradicional no município, parte para uma via sacra viva encenada pelo grupo de jovens da paróquia, que surpreende e emociona a todos.
A via sacra inicia na igreja e se encerra no Monte Cristo, onde é encenada a crucificação de Jesus.

Sábado de Aleluia No sábado, 11 de abril, será celebrado o Sábado de Aleluia. É o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a Luz de Cristo, que ilumina o mundo. Ainda não está confirmado o horário que a Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora vai realizar a celebração.

Domingo de Páscoa: Por fim, no dia 12 de abril, é celebrada a ressurreição de Jesus. A celebração em Amambai acontece na Igreja Matriz e também nas capelas das outras 5 comunidades, a partir das 19h.

Sacrifício, morte e ressurreição de Jesus são lembrados nesse período / Foto: Moreira Produções

Padre Niikolaus Gafeor, pároco da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora / Foto: Moreira Produções

Foto: Moreira Produções

Via Sacra Viva é encenada pelos jovens da igreja e sempre emociona o público / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

25 de Agosto – Dia do Soldado

- Publicidade-