10/03/2020 11h12
Paysonrisa trata-se de uma fundação que capacita voluntários para atuar levando alegria a hospitais. Em Amambai, o grupo está aberto para receber convites para visitar outras instituições também.
Fonte: Redação
Amambai (MS)- A alegria também cura. É nisso que está pautado o propósito da Fundação Dr. Payasonrisa, de Pedro Juan Caballero, que tem representantes em Amambai.
São 14 amambaienses que colocam de lado seus problemas, suas dores e tentam fazer com que pelo menos um dia seja legal estar em um hospital. Nesse dia os doutores da alegria brincam, cantam, dançam e tiram sorrisos de quem há muito tempo não ria. Um pouquinho de felicidade paira pelos corredores e contagia a todos, sejam pacientes, servidores ou até mesmo os próprios Payasonrisas que por vezes, deixaram problemas em casa, preocupações e angústias para estarem ali, doando amor.
Capacitação
Todos passaram por uma capacitação promovida pela Fundação Payasonrisa intermediada pela médica amambaiense Gabriela Bampi Paixão que mora em Pedro Juan Caballero e é integrante da fundação e contando também com o apoio do Rotary Clube de Amambai.
Nessa capacitação foram ministrados os fundamentos da ação voluntária bem como a qualidade e força do abraço, qualidade do atendimento, como falar com família, entre outros itens da agenda de assistência integral, que incluiu também a “terapia do riso” no meio da saúde como papel terapêutico.
Segundo Ana Luisa Castilho, a Dra. Beijinho, uma das integrantes do grupo em Amambai, o sentimento de participar do Payasonrisa é recompensador. “Sempre que fazemos as visitas, voltamos com o coração leve e transbordando de amor, porque são pessoas que por muitas vezes deixaram de sorrir e quando nos veem, se alegram e por pelo menos, alguns minutos, esquecem a sua dor”, explicou.
As visitas não são feitas apenas em hospitais, em Amambai, elas podem se estender a quaisquer entidades como APAE, Lar do Idoso, Lar do Menor, o importante, segundo Ana, é espalhar a alegria.
Doações
Ana Luiza também explica que o Payasonrisa recebe doações, como balas, doces, pirulitos, balões para que sejam levados nas visitas.
Integrantes
Os integrantes do grupo em Amambai são dos mais variados meios, estilos e profissões. Cada um deles têm o seu nome Payasonrisa, confira:
Caroline Cavalini Demetrio da Silva – Dra. Alegria No Sé;
Taynara Dutra Fernandes – Dra. Life;
Ângela Mozzer Lhopes – Dra. Alegria;
Albertino Fachin Dias – Dr. Seringa;
Tuanes Dutra Dias – Dr. Cansado;
Cleber Lima – Dr. Soneca;
Alessandra Tobias – Dra. Flor;
Gabriela Bampi Paixão – Dra. Paixão;
Catarina Cristaldo Arantes – Dra. Paçoca;
Algacir Siqueira Miranda – Dr. Pitagua;
Cássila Carvalho Tellecher – Dra. Comida;
Maria Cristina Gonçalves – Dra. Sorriso;
Graciano da Silva Bruno – Dr. Fofão;
Alexandre Silveira Rios – Dr. Canela;
Ana Luisa Castilho Alves – Dra. Beijinho;
Sandra Bampi – Dra. Felicidade;
Maria Bampi – Dra. Nona
Como participar
Para participar do grupo, os únicos requisitos são ser maior de idade e ter o coração repleto de amor. Se você se encaixa nesses quesitos e sentiu vontade de participar, ligue para telefone: (67) 9 9251-6068 ou vá até a farmácia Bampi
Você poderá acompanhar algumas visitas enquanto não acontece uma segunda capacitação em Amambai. Para esta capacitação, é cobrado o valor de R$ 80,00.
Fundação Dr. Paysonrisa
A Fundação Dr. Paysonrisa é uma organização sem fins lucrativos formada por voluntários de diferentes profissões, com o objetivo de humanizar hospitais.
Em sua biografia em uma rede social, a fundação explica que seus voluntários são palhaços que usam jaleco branco e nariz vermelho e compartilham com os pacientes momentos de alegria naquele momento de dor.
Segundo eles, o objetivo é que naqueles instantes a dor e o medo percam destaque e o paciente se distraia, esquecendo até mesmo o motivo que o levou até lá.


