24/03/2020 13h36
Bombeiros de Amambai atenderam 48 ocorrências na semana passada
16º Subgrupamento de Bombeiros Militar também está trabalhando no combate ao Novo Coronavírus em Amambai
Fonte: Redação
Amambai (MS)- Com o intuito de aproximar o Corpo de Bombeiros (CBM) de Amambai da sociedade e ainda informar, você leitor, sobre o trabalho que a instituição vem realizando no município, semanalmente vai ao ar, através do Jornal Eletrônico Amambai Notícias, o Relatório de Produtividade do Corpo de Bombeiros.
O levantamento e o repasse das informações são feitos pelo sargento Mário Lopes e abrange os últimos sete dias das ações.
Nesta semana
Nesta semana, entre os dias 16 e 22 de março, o Corpo de Bombeiros de Amambai atendeu 49 ocorrências, salvamentos diversos, auxílios à comunidade e transporte ao Hospital Regional de Amambai.
Destas, uma será destacada:
Vítima de descarga elétrica
Na quarta-feira (18), por volta das 18h, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Amambai atendeu, na rodovia MS-289, no trecho que liga Amambai a Juti, um homem de 23 anos que tinha sofrido uma descarga elétrica.
A vítima trabalhava em uma fazenda da região, há aproximadamente 30 quilômetros da cidade de Amambai, quando ao fazer manutenção na fazenda, acabou encostando-se a uma cerca energizada.
Por estar molhado em decorrência do trabalho que fazia, que era de limpeza, o homem acabou recebendo uma descarga elétrica muito forte e foi arremessado por dois metros.
Os militares foram acionados pelo patrão da vítima, que estava dirigindo-se ao local do acidente com uma caminhonete. Os bombeiros, ao perceberem a limitação da viatura de resgate em ir ao local pelo caminho cheio de pedregulhos, o que demandaria muito tempo e nos casos de socorro cada segundo é importante, combinaram com o patrão da vítima de ele trazer a homem eletrocutado pela estrada enquanto os bombeiros iriam com a ambulância de encontro, a fim de prestarem o socorro o mais rápido possível.
O patrão então chegou à fazenda, colocou a vítima na caminhonete e veio de encontro aos bombeiros que já estavam na estrada. O homem que recebeu a descarga elétrica estava consciente, orientado, mas apresentava muitos espasmos musculares em decorrência do choque.
Vendo a agilidade da caminhonete e levando em consideração o tempo que seria gasto para colocar a vítima na viatura, um dos bombeiros, munido de desfibrilador, oxigênio portátil e outros equipamentos, entrou na caminhonete e seguiu até Amambai prestando atendimento ao homem. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional de Amambai.
Enfrentamento à Covid-19
O Corpo de Bombeiros de Amambai também tem se mostrado atuante na luta contra o Novo Coronavírus. Militares realizaram, no último sábado (21) ação educativa conjunta com a prefeitura municipal a fim de conscientizar a população amambaiense sobre o toque de recolher que passou a ser realizado no município nesta segunda-feira.
Além disso, o Corpo de Bombeiros está realizando, a nível estadual, uma campanha de coleta de aviamentos para a confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como aventais, máscaras, etc… para serem doados aos profissionais da saúde, que estão na linha de frente dos atendimentos de pacientes infectados com Covid-19.
Podem ser doados: máscaras N95, luvas de procedimento (P, M e G), touca descartável, aviamentos (linha, punho para avental, elástico tipo cordão de 205 mm, tecidos (TNT gramatura 80, tricoline, napa), arame de amarração (gravatinha) e fraldas para adulto (todos os tamanhos).
As doações, em Amambai, estão sendo recebidas no quartel dos bombeiros, localizado na rua Rui Barbosa, número 1066.

