02/04/2020 10h45
No regime fechado, as celas são lavadas com mais frequência e as visitas foram suspensas; no semiaberto, 60 reeducandos estão em prisão domiciliar.
Fonte: Redação
Amambai (MS)- Os estabelecimentos penais de Amambai, tanto o do regime semiaberto quanto o do regime fechado estão tomando medidas preventivas à pandemia do Coronavírus.
Dentre as medidas tomadas estão a suspensão das visitas, das atividades escolares, bem como grupos e projetos educacionais dentro dos estabelecimentos penais; além da assistência religiosa e ações das instituições cadastradas.
De acordo com o diretor do presídio de regime fechado, Alexandre Ferreira de Souza, as ações visam a proteção aos internos e também dos policiais que atuam no estabelecimento. “Temos pulverizado diariamente as calçadas com uma solução de água e água sanitária, assim como, lavado as celas duas vezes por semana”, contou.
Mesmo com a proibição das visitas, os internos ainda podem receber pertences. Estes são entregues aos servidores, que fazem a esterilização e só aí chegam ao o reeducando.
Semiaberto
Já no semiaberto, os internos, que somam 60, estão em regime de prisão domiciliar desde o dia 20 de março e seguem assim até o dia 18 de junho.
Segundo o diretor do estabelecimento, Vanderlei Alberto Hermann, foram impostas algumas condições aos internos, como não ausentar-se da comarca ou mudar de endereço sem autorização prévia; recolher-se à sua residência durante a semana das 19h às 6h do dia seguinte, salvo motivo de força maior ou trabalho, mediante comprovação e autorização judicial; não frequentar bares, boates, casas de jogos ou locais afins, entre outros.
Além disso, a unidade está tomando a devida cautela com as questões de higiene, fazendo uso de borrifação de água sanitária nas celas e nos setores administrativos, bem como disponibilizando álcool em gel aos policiais penais, que permanecem apenas um por setor.
