20.3 C
Dourados
segunda-feira, 5 de maio de 2025

Conhecer e respeitar: por que Dia do Índio?

- Publicidade -

18/04/2020 09h42

Por Duadino Martines

IAmambai (MS)- Neste dia 19 de abril é celebrado o Dia do Índio. Esta data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro.

Em 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, não haverão as tradicionais comemorações nas comunidades indígenas do município, mas a força deste povo merece ser ressaltada e valorizada e por isso, o Amambai Notícias pediu que um Guarani Kaiowá escrevesse um artigo para publicação.

O personagem escolhido foi o jovem professor, Duadino Martines. Ele é graduado em Ciências Biológicas/Licenciatura pela UEMS de Dourados e pós-graduado em Antropologia e História dos Povos Indígenas pela UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 2017.

Dudu, como é carinhosamente chamado também é coordenador do grupo Pa’i Kuara Rendy, leva a cultura indígena para fora da aldeia.

Confira o que ele escreveu para esta data:

Desde cedo sentado em frente ao fogo, prestava muita atenção nos contos de minha vó Dona Gabriela, em nossa cultura é assim, aprender com os mais velhos, respeitar a tudo e a todos, ter uma relação harmoniosa com o meio ambiente. Somos indígenas da Etnia Guarani Kaiowá, atualmente somamos cerca 50 mil em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, além das etnias Guarani Ñandeva, Terena, Kadiwéu, Guató, Kiniquinau, Ofaié, Atikun. Mas por que “Dia do Indío?”

O Dia do Índio, celebrado no Brasil, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943.

A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos”. Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, com a intervenção do Marechal Rondon, apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de Abril. E como estão os Povos Indígenas hoje em nosso país? O que pensam? Algo mudou na vida dos Indígenas?

Costumo dizer que estamos num momento, onde nós podemos contar a nossa própria história, é muito fácil abrir um livro e procurar um índio do Brasil, que retrata um nativo de arco, flecha, pintura, adereços e que vive que caça e pesca e de fato realmente fomos assim, porém passamos por muita coisa em mais de cinco séculos. Quero aqui nessas palavras demonstrar o nosso sentimento de ser um indígena, não é fácil carregar essa responsabilidade de transitar entre saberes Científicos/Tecnológicos e saberes Tradicionais de nossa cultura.

Nossa vida é marcada de lutas, perdas e conquistas, mas seguimos em frente, temos acompanhado as mudanças que o mundo sofreu, em plena era tecnológica nossos jovens tem buscado o acesso ao uso de internet como qualquer outro jovens. Também nos preocupamos com a saúde de nosso povo, e quem não está!? Nossas escolas pararam, nossos alunos estão em casa, por que não queremos perder ninguém para essa Pandemia a Covid-19 (Coronavírus).

Nesse mês de Abril, geralmente é Festa, a Semana que antecede o dia 19 já começam os preparativos, e esse ano isso não estará acontecendo, somente pedimos ao Nosso Grande criador que tudo isso passe logo, afinal para nós Dia do Índio é todo dia.

Hoje só peço que respeitem nosso modo de ser, nossa luta é pelo direito a vida, a conquista de um é a conquista de todo povo.

Professor Duadino Martinês fala sobre o Dia do Índio / Foto: Arquivo Pessoal

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

4 de Maio – Dia de Star Wars

- Publicidade-