11/05/2020 21h44
A solicitação está sendo feita pelo vereador Carlinhos (DEM)
Fonte: Redação
Amambai (MS) – O vereador de Amambai, Carlos Roberto do Nascimento (DEM), Carlinhos, está solicitando da prefeitura municipal a contratação de médicos geriatras para atender a população idosa do município, na rede pública de saúde.
O vereador afirma que a população idosa tem aumentado e que o poder público tem que estar preparado para atender o segmento soci
“A indicação se faz necessária, devido principalmente ao aumento do número de pacientes da terceira idade que procuram atendimento na rede municipal de saúde. É sabido, que a população da terceira idade tem aumento em todo o mundo. Os prognósticos apontam que as populações idosas de todos os países devem superar a população de jovens, adultos e crianças. E, considerando os dados estatísticos, é preciso que o Poder Público fomente políticas públicas de apoio a essa população”, reforça o vereador Carlinhos.
A cobrança foi encaminhada ao poder público municipal, por intermédio da indicação número 108/2020, apresenta no plenário do legislativo, durante sessão ocorrida na manhã desta segunda-feira dia 11 de maio.
Médico Geriatra
O médico geriatra atende o idoso, diferenciando as mudanças anatômicas, funcionais e psicológicas próprias do processo natural de envelhecimento, das alterações decorrentes de doenças nessa fase da vida. Na prática, muitas vezes, esse limite é impreciso.
O geriatra se preocupa, com todos os aspectos da saúde do idoso, de acordo com as particularidades do processo de envelhecimento. Enquanto a grande maioria das especialidades médicas se dedica a um órgão ou sistema, a geriatria se dedica ao indivíduo como um todo. A população geriatrica é heterogenea, idosos de mesma idade podem ter qualidade de vida completamente diferente. Um idoso com doenças crônicas controladas pode ser considerado saudável quando comparado com outro de mesma idade sem doenças controladas e com incapacidades e sequelas. Para o geriatra o tratamento bem sucedido é aquele que além do controle das doenças visa preservar a autonomia (capacidade de escolher) e a independência (capacidade de executar) do idoso.
Ele tem a mesma função do clínico geral, só que durante o envelhecimento.Ou melhor sua função é bem parecida com o pediatra. Na infancia é hábito a criança saudável, ir ao pediatra, para saber se o crescimento está adequado e receber orientacões de vacina, nutricionais e outras. Pois bem, na velhice, que também é um estágio mais frágil da vida, o acompanhamento médico, periódico oferece melhor qualidade de vida por período mais longo.

