31 C
Dourados
sábado, 27 de dezembro de 2025

Profissionais da saúde indígena receberam EPI’s da Defensoria Pública de Amambai

- Publicidade -

03/06/2020 08h37

Entrega dos equipamentos de proteção individual aconteceu na manhã dessa terça-feira (2) na sede da Defensoria Pública de Amambai

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Na manhã dessa terça-feira (2), autoridades, profissionais da saúde e lideranças das aldeias indígenas de Amambai estiveram reunidos na sede da Defensoria Pública do município para participarem de uma entrega de equipamentos de proteção individual (EPI’s).

A reunião ocorrida nessa terça foi a culminância de uma campanha abrangeu todo o Estado visando a arrecadação de “face shield” – um tipo de máscara de proteção fabricada com material lavável e que protege todo o rosto -, além de máscaras comuns e álcool em gel e sabonete líquido.

A campanha foi uma ação da Defensoria Pública de MS, da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomassul), Assembleia Legislativa, entre outros.

Segundo o defensor público da comarca de Amambai, Marcelo Marinho, foram arrecadadas mais de 2300 face shield’s, 250 litros de álcool em gel e sabonete líquido e mais de 12 mil máscaras faciais, que serão distribuídas em diversos municípios.

Em Amambai o público escolhido para receber as doações foi os profissionais da saúde indígena, que no ato, foram representados pelo coordenador da Casa de Saúde Indígena (Casai), Leonildo Acosta, pela enfermeira e coordenadora técnica da saúde indígena em Amambai, Arlete Cardoso e pelo capitão da aldeia Limão Verde, Alimer Nelson.

O coordenador da Casai afirma que os equipamentos recebidos vieram em boa hora e vão atender 100% dos agentes indígenas de saúde (AIS) e dos agentes indígenas de saneamento (Aisan), já que são eles que fazem o primeiro contato com a população da reserva.

“Esses materiais vão ajudar e muito na realização do trabalho desses profissionais”, disse Leonildo.

A coordenadora do Núcleo do Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir), a defensora pública em segunda instância da comarca de Amambai, Neyla Ferreira Mendes, frisa que para esta ação, que contou também com o apoio do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), não foram investidos recursos públicos.

“É importante ressaltar para esta campanha não foi investido dinheiro público, foram os defensores públicos do estado que uniram-se com associações e com o setor privado de algumas cidades para angariar fundos”, disse.

Autoridades

Além de representantes da comunidade indígena participaram do ato de entrega também o prefeito de Amambai, Dr. Bandeira e o presidente da Câmara de Amambai, vereador Robertino Dias, que estava acompanhado dos vereadores Carlinhos e Fernando Fischer.

Dr. Bandeira, em sua fala, salientou a importância da ação, que segundo ele, é benéfica para toda a sociedade. “Neste momento é importante proteger esses profissionais que estão na linha de frente do combate, colocando sua saúde em risco para proteger a saúde de outros”. O prefeito ainda aproveitou a oportunidade para comemorar a chegada de mais dois respiradores ao município, fechando assim 10 equipamentos para atender a população.

O presidente do legislativo municipal, Robertino Dias, frisou a importância de ações como essa, que vêm para atender a população. “Neste momento que estamos vivendo tudo que vem somar para a nossa população é importante (…) nós nunca imaginamos viver o que estamos vivendo, mas precisamos agora a aprender a conviver com isso”, disse ele.

Veja mais fotos da entrega:

Entrega aconteceu na manhã dessa terça-feira (2) / Foto: Moreira Produções

Liderança da Aldeia Limão Verde ao lado de defensores públicos da comarca de Amambai  / Foto: Moreira Produções

Defensor Público Marcelo Marinho e o prefeito de Amambai, Dr. Bandeira / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-