28/06/2020 18h33
Até ontem (27), 40 amostras de swab ainda estavam sendo analisadas pelo Laboratório Central, em Campo Grande. Hoje, até o início da live por volta das 18h40, 5 amostras tinham sido colhidas pela equipe de Vigilância Epidemiológica.
Fonte: Redação
Amambai (MS)- O Laboratório Central, em Campo Grande (Lacen), que é o responsável pela testagem dos infectados pelo Novo Coronavírus de todo o Mato Grosso do Sul não liberou nenhum resultado para o município de Amambai neste domingo (28).
Com isso, o município segue com 16 casos confirmados da doença. Desses 16 infectados, 7 já estão recuperados, mas um, infelizmente, veio a óbito.
Segundo o prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, que fez uma transmissão ao vivo através do Facebook da Prefeitura, no dia de hoje, a equipe de Vigilância Epidemiológica colheu 5 amostras de swab, que serão encaminhadas para Campo Grande.
Este número de amostras pode aumentar até o fim da noite. Isso porque uma paciente indígena, que estava com cirurgia marcada, deu entrada no Hospital Regional de Amambai apresentando sintomas que sugerem o contágio pelo Coronavírus.
Assim que a mulher informou que apresentava sintomas gripais há mais de quatro dias, foi realizado um teste rápido para Covid-19, porém o resultado do teste foi inconsistente, precisando a equipe então, colher amostra de swab para também enviar ao Lacen.
Imediatamente a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) foi acionada e segundo Bandeira, no momento da live, estava na Aldeia Amambai, local onde a paciente é residente, testando toda sua família, que segundo ela, também apresenta sintomas gripais.
Os resultados devem sair nos próximos dias.
Saúde apura a morte de uma senhora de 64 anos
Bandeira aproveitou a transmissão ao vivo para explicar rumores de que uma senhora de 69 anos morreu nesta madrugada, em Amambai, por Covid-19. Segundo ele, a mulher, que era hipertensa deu entrada no Hospital Regional no início da noite desse sábado (27) e veio a óbito nesta madrugada.
A mulher não estava na list de suspeitos ou confirmados, mas por apresentar sintomas gripais em sua internação, teve amostra colhida.
Por conta da suspeita, o corpo da mulher foi isolado pela funerária que prestou atendimento à família, transladado para Dourados, onde mora a família e foi sepultada sem velório.

