01/12/2020 14h05
Como forma de conter o avanço da Covid em Amambai, Prefeitura edita decreto que intensifica toque de recolher
Antes a circulação de pessoas, salvo com justificatica plausível, estava proibida das 23h às 5h, agora, é das 22h às 5h.
Fonte: Redação
Amambai (MS) A Prefeitura de Amambai através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de sua secretária Dirlene Zanetti, estão em alerta por conta da crescente no número de casos positivos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
De acordo com boletim epidemiológico divulgado na manhã desta terça-feira (1º) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Amambai teve 24 novos casos da doença em apenas 24h, totalizando agora, 465 desde o início da pandemia, um aumento expressivo, já que no dia 30 de outubro, praticamente há um mês, o município registrava apenas 273 casos.
Diante disso e levando em consideração o fato de que dos 19 leitos de UTI disponíveis em Ponta Porã, Amambai já ocupa um terço, a Prefeitura de Amambai, após reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao coronavírus realizada na manhã desta terça-feira (1), decidiu baixar um decreto que intensifica o toque de recolher vigente no município, que agora é das 22h até às 5h do dia seguinte. Antes, a circulação de pessoas, salvo justificada, estava proibida das 23h às 5h.
A secretária municipal de saúde Dirlene Zanetti frisa que, apesar de parte da população não ter seguido as orientações, decretos que deliberavam uso obrigatório de máscara em local público e não aglomeração de pessoas continuavam vigentes e, por isso, o que resta ao poder público fazer agora, é intensificar a fiscalização. Para isso, o poder público municipal vai contar com a presença ainda mais atuante da Polícia Militar.
“Os decretos nunca deixaram de existir, eles continuam válidos, as pessoas que pararam de segui-los. Nós queremos, com a ajuda da população, evitar de precisar tomar medidas mais drásticas”, salientou Dirlene.
Número de Casos
Dos 465 casos confirmados, de acordo com a SES, ao menos 363 já estão recuperados. Há ainda 90 pessoas com o vírus ativo, sendo que 7 delas estão internadas. Além disso, 116 pessoas ainda esperam resultados de exames do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Campo Grande e mais 176 estão em isolamento domiciliar por terem tido contato com casos positivos.
Resta agora mais uma vez o alerta para que a população tome os devidos cuidados para prevenir a infecção pelo vírus, que tem ceifado muitas vidas pelo mundo.
Veja abaixo o decreto:

