19/01/2021 09h15
Ato simbólico de início da imunização contra o coronavírus em Amambai vai acontecer nesta terça-feira (19), a partir das 18h.
Fonte: Redação
Amambai (MS)- Já estão em Amambai as doses que compõem a primeira remessa de vacinas contra Covid-19 que o município vai receber. A informação foi confirmada pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Amambai, que também divulgou um novo horário para o ato simbólico de início da campanha de vacinação na cidade.
O ato que iria contar com a imunização do prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, que também é médico e atua na linha de frente de combate ao coronavírus e mais um profissional da saúde, um idoso e um indígena, iria acontecer ainda nesta manhã, mas por conta de detalhes técnicos vai acontecer às 18h no saguão do Hospital Regional de Amambai.
As vacinas foram entregues no início da manhã desta terça-feira (19) por uma força-tarefa de agentes da segurança pública estadual composta por policiais e bombeiros militares que trouxeram as doses de Campo Grande.
A Prefeitura de Amambai fará uma transmissão ao vivo durante o ato simbólico através do Facebook da instituição.
A vacina
O Estado de Mato Grosso do Sul recebeu até o momento 158.760 doses da vacina Coronavac do Instituto Butantan desenvolvida em parceria com a empresa farmacêutica chinesa Sinovac.
Estudos apontaram que a eficácia geral da vacina é de 50,38%. O dado foi obtivo com testes feitos em 12.508 voluntários no país, todos profissionais de saúde. A escolha desses profissionais se deu pela maior possibilidade de infecção pelo vírus dentro de hospitais.
Na prática, significa que a CoronaVac tem potencial de:
- Reduzir pela metade (50,38%) os novos registros de contaminação em uma população vacinada;
- Reduzir a maioria (78%) dos casos leves que exigem algum cuidado médico;
- Além disso, nenhum dos vacinados ficou em estado grave, foi internado ou morreu;
Grupos prioritários para a vacinação
Através de transmissão ao vivo realizada pelo prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, na noite dessa segunda-feira (18), falou sobre os grupos prioritários para vacinação conforme orienta o Plano Nacional de Imunizaçao (PNI).
A fase 1 do PNI elenca como prioridade para a Amambai, a vacinação os trabalhadores de Saúde, idosos acima dos 75 anos, pessoas com mais de 60 anos em asilos e populações indígenas.
Na fase 2, estão pessoas entre 60 e 74 anos. Na fase 3, constam pessoas com comorbidades que tenham maior chance de agravamento da doença (renais crônicos e portadores de doenças cardiovasculares, entre outros).

