29.9 C
Dourados
segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Simted de Amambai luta pelos direitos e valorização dos aposentados da Educação

- Publicidade -

20/05/2021 13h21

Simted de Amambai trabalha pela valorização e direitos do profissional da Educação aposentado

Maio: mês do aposentado da Educação – O Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação Básica (Simted) de Amambai defende os direitos destes profissionais da educação no âmbito municipal e engrossa as fileiras desta luta nas esferas estadual e federal.

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Dia 24 de janeiro é o Dia Nacional do Aposentado, mas é maio o Mês do Aposentado no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) de Amambai. É uma tradição do sindicato promover um almoço festivo em homenagem a esses profissionais que tanto fizeram pela educação do município, entretanto, com o advento da pandemia de Covid-19 desde 2020, essa interação fica completamente impossibilitada, em especial, por se tratar de um vírus cujo maior grupo de risco são pessoas com mais idade.

Contudo, essa data e sua importância não passam despercebidas e foi por isso que desde o ano passado o Simted de Amambai está mudando a forma de prestigiar esses trabalhadores neste mês festivo. Em 2020, foram entregues, como forma de homenagem e bem querer, uma cesta de café da manhã para cada um dos 135 filiados aposentados e, neste ano, o presente é um mimo em forma de caixinha de som para as mulheres e uma lanterna para os homens.

O presente foi muito bem aceito pelos aposentados, que lotaram os grupos de whatsapp do sindicato com agradecimentos e elogios. “Encantada com meu mimo!”, “Eu também gostei muito do meu presente, obrigada por lembrarem da minha pessoa!”, “Que presente lindo, muito proveitoso, eu adorei!”, são alguns dos comentários.

A professora Erli Fernandes, presidente do Simted afirma que esses mimos, assim como os almoços festivos antes realizados, são formas que o sindicato encontra de valorizar esses profissionais. “Os nossos profissionais aposentados têm uma importância muito grande para nós, enquanto sindicato. Eles estiveram presentes em grandes momentos de luta e sabem a importância do sindicalismo atuante como forma de resistência à retirada de direitos. Eles são conscientes a respeito de que tudo que temos hoje é resultado das lutas que tivemos lá atrás e eles participaram dessas lutas e sabem o quão difícil foi para chegarmos até aqui”, comentou ela.

Uma outra forma de valorização do profissional da educação que sai da ativa e que é um dos diferenciais do Simted de Amambai, é a concessão do salário-prêmio que o professor ou servidor administrativo filiado ao sindicato por cinco anos ou mais sem nenhum período de desfiliação recebe quando se aposenta. Esse valor é correspondente ao salário líquido de sua folha de pagamento.

“Esse salário prêmio faz parte da valorização do profissional que muito contribuiu, tanto na oferta de uma educação de qualidade, quanto na luta sindical”, complementa Erli.

Benefícios para quem é filiado ao Simted de Amambai

Com cerca de 400 filiados, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Amambai (Simted) é referência em luta por educação de qualidade no cenário municipal e estadual de Mato Grosso do Sul.

Em Amambai há mais de 30 anos, o sindicato, que tem hoje à frente a professora Erli Fernandes, já encampou lutas por melhores salários e maior qualidade na educação pública e comemorou várias conquistas para a classe.

Além disso, o sindicato sabe que se faz forte quando seus filiados estão bem e, por isso, promove ações e facilidades que visam a melhoria na saúde e qualidade de vida de seus filiados. Em tempos sem pandemia, aulas gratuitas de zumba e de hidroginástica eram benefícios de quem se filia ao Simted de Amambai, agora, infelizmente, esses encontros não são possíveis, porém, o sindicato continua de portas abertas para tirar dúvidas e prestar assessoria jurídica sobre assuntos relacionados ao trabalho do profissional da educação e ainda o auxílio na declaração de imposto de renda.

Também em razão da pandemia de Covid-19, o sindicato está na luta para garantir mais saúde e segurança ao profissional da educação, conquistando junto da Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), a inclusão dos profissionais da educação no grupo prioritário para o recebimento das vacinas contra Covid-16 e fazendo visitas nas escolas e observando se o protocolo de biossegurança está sendo seguido durante os atendimentos.

Simted luta pelos direitos dos profissionais da educação. / Foto: Moreira Produções/Arquivo

Os mimos recebidos pelos profissionais da educação aposentados filiados ao Simted / Foto: Moreira Produções

Presidente do Simted de Amambai, professora Erli Fernandes, e, ao fundo, a vice-presidente, Nídia Peixer. / Foto: Moreira Produções

Hidroginástica é um dos benefícios do Aposentado do Simted / Foto: Moreira Produções/Arquivo.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Coluna Prosa&Política

- Publicidade-