20/10/2021 12h35
Vereador Odil propõe realização de concurso de pesquisa sobre personalidades de Amambai
Conforme resolução, alunos das escolas amambaienses públicas e privada participariam do projeto desenvolvido pela Câmara concorrendo a prêmios, troféus e medalhas.
Fonte: Patrícia Dapper – Da Redação
Amambai (MS)- O vereador amambaiense pelo DEM, Odil Puques, sempre está em busca de indicações e projetos que resgatem e valorizem a história da Cidade Crepúsculo. Posto isto e levando em consideração o fato de que ao longo de seus 73 anos, a história de Amambai foi marcada pelo trabalho de muitas personalidades, o vereador está propondo a criação de um concurso de pesquisa entre estudantes com o intuito de que a população conheça mais a respeito das pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento de Amambai.
O projeto de resolução 02/2021 foi apresentado na sessão legislativa realizada na Câmara de Amambai nessa segunda-feira (18). Por meio dele, o autor explicou que o concurso deve abranger estudantes das redes pública e privada de ensino e nos níveis fundamental e médio e que deve ser realizado anualmente entre os meses de outubro e novembro e a cada edição, será escolhida uma única personalidade para que os estudantes pesquisem e apresentem seu trabalho de forma escrita em 5 a 20 laudas.
Segundo Odil, a seleção da pesquisa vencedora será realizada por Comissão Julgadora, formada por professores reconhecidos que não estão em exercício da profissão, especialmente constituída para este fim e não está sujeita a qualquer tipo de sorteio ou operação assemelhada.
“Amambai é uma cidade rica em história. A diversificação cultural formada pelos povos indígenas, paraguaios e sulriograndenses, que deram origem ao que somos hoje, foi feita com muito sacrifício e heroísmo por parte dos primeiros moradores. Muitos deles são homenageados com nomes de praças, ruas e logradouros públicos. O objetivo do presente concurso é que os estudantes das escolas públicas e particulares do município possam conhecer com mais profundidade quem foram, por exemplo, o Coronel Valêncio de Brum, nome da principal praça da cidade ou mesmo Pedro Manvailler, da avenida principal, entre tantos outros, além de fomentar a pesquisa, leitura e escrita entre os estudantes”, explicou o vereador.
