15.1 C
Dourados
domingo, 2 de junho de 2024

Curso ensina Sistema Braille para professores e moradores de Amambai

- Publicidade -

Redação com informações da Assessoria

O Sistema Braille é um código de escrita utilizado por deficientes visuais com combinações de pontos que formam letras, algarismos e sinais de pontuação. À primeira vista, a complexidade de combinações parece dificultar o aprendizado. Mas na capacitação realizada pela Escola de Cursos e capacitações REALIZZE, os participantes descobriram que, para aprender a ler e a escrever em Braille, só dependiam de vontade, memorização e prática. E, claro, de instrutor com domínio do sistema e da metodologia de ensino.

A formação foi ministrada pela professora Helisangela Magalhães Nonato, especialista em Deficiência visual. Com carga horária de 120 horas e duração de 5 meses, o curso capacitou professores da rede de ensino básico e comunidade em geral para a mediação do acesso à leitura, estudo e pesquisa a pessoas com deficiência visual.

Segundo a professora Helisangela que atua há quase 10 anos na área “a proposta inicial era capacitar profissionais com conhecimento básico em registros e leitura no código Braille, mas devido o interesse e o progresso das alunas, o curso teve um aprofundamento maior do que esperado inclusive em inglês e matemática com o ensino do soroban e da orientação e mobilidade”.

A aluna Mônica Fróes que concluiu o curso se encantou pelo código Braile e agradeceu a professora pelas excelentes aulas. “Fazer o curso de Braille foi muito importante pra mim, de primeiro momento queria aprender por curiosidade, depois observei quanto é bonito a leitura, e a escrita em Braille(…) a escrita é formada por uma combinação de 6 pontos em duas colunas, sendo que esses pontos podem representar letras, algarismos e sinais. O código Braille é uma linda arte, e conseguimos memorizar com muita dedicação e treino. Esse curso se tornou mais fácil e prazeroso com as orientações passo a passo da professora Helisangela, a qual agradeço pela dedicação e excelente qualidade do curso.”

Hoje Amambai conta com 7 profissionais com conhecimento Básicos/intermediário na área de Deficiência visual. Para mais informações sobre os cursos e a capacitações Realizze entre em contato pelo telefone: 67 9 9655-1278

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-