22.8 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

Especial Retrospectiva: implantação dos 10 leitos de UTI no Hospital Regional foi vitória para os amambaienses em 2021

- Publicidade -

Também em 2021, foram inaugurados o novo bloco pediátrico e de maternidade do Hospital Regional, que são sinônimos de grandes avanços para a saúde pública no município de Amambai.

Patrícia Dapper – Da Redação

Amambai (MS)-Desde o dia 3 de julho de 2021, Amambai conta com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) à disposição no Hospital Regional de Amambai. A instalação desses leitos configura uma das inúmeras estratégias pensadas pelo Executivo Municipal em parceria com o Governo do Estado para tentar amenizar o impacto da pandemia no município e pode ser considerada uma grande vitória em 2021.

Antes da instalação desses leitos, os pacientes, em especial no ápice da pandemia, precisavam ser encaminhados para outros municípios do Estado e até mesmo fora do Mato Grosso do Sul, passando em muitos casos, infelizmente, seus últimos momentos longe da sua cidade e dos seus entes queridos.

A partir da chegada desses 10 leitos a realidade mudou, segundo o diretor do Hospital Regional de Amambai, Paulo Catto.

Especial Retrospectiva: implantação dos 10 leitos de UTI no Hospital Regional foi vitória para os amambaienses em 2021
Paulo Catto, diretor do Hospital Regional de Amambai.

“Nos encontrávamos num período muito crítico da pandemia quando os leitos chegaram, vieram em um momento muito oportuno para dar suporte aos nossos pacientes em estado mais grave, naquele momento não tínhamos nem para onde mandar nossos pacientes devido a superlotação da rede pública, por isso foi de extrema importância e relevância esses leitos virem para nós”, lembrou.

Paulo aproveitou a oportunidade para explicar que esses leitos de UTI têm o aporte financeiro do Governo do Estado por seis meses, mas que a atual administração já busca articulações para manter, de modo fixo e operante, esses leitos no Hospital Regional de Amambai.

Bloco pediátrico e maternidade

Paulo também garante que a reforma e inauguração do bloco pediátrico e da maternidade garantiram ao hospital uma grande transformação que, consequentemente, garante mais conforto aos pacientes e ainda garante melhores condições de trabalho aos profissionais que integram a equipe do Hospital.

Especial Retrospectiva: implantação dos 10 leitos de UTI no Hospital Regional foi vitória para os amambaienses em 2021
Maternidade agora tem capacidade para atender, simultaneamente, 12 mães.

“Nosso hospital foi completamente transformado (…) quem o conheceu a 4 ou 5 anos atrás já não o reconhece mais porque ele mudou muito, desde a fachada, que está moderna até mesmo muitos dos nossos aparelhos”, disse o diretor. E completou: “E quem mais ganha com isso é a nossa população!”

Para a construção da maternidade que pode atender até 12 mães simultaneamente, segundo a Prefeitura Municipal, os recursos foram conquistados através do Ministério da Saúde, do Governo do Estado, recursos próprios/IPTU e emenda parlamentar do Deputado Geraldo Resende.

Já para a construção do bloco pediátrico, que tem capacidade de atendimento para 13 crianças, os recursos foram do Fundo Nacional de Saúde, recursos próprios/IPTU e emenda parlamentar também do Deputado Geraldo Resende.

Especial Retrospectiva: implantação dos 10 leitos de UTI no Hospital Regional foi vitória para os amambaienses em 2021

O Hospital Regional de Amambai

O Hospital Regional de Amambai tem se tornado dia após dia referência em toda a região sul-fronteira do Mato Grosso do Sul. São 10 médicos, 10 enfermeiros e mais 30 técnicos em enfermagem trabalhando diuturnamente para oferecer os melhores serviços possíveis para aqueles que necessitam.

De acordo com Paulo Catto, o hospital tem a média de 200 internações por mês e mais de 1200 consultas ambulatoriais, além das mais de 800 consultas realizadas nas especialidades oferecidas pelo HR.

Além disso, o Hospital Regional de Amambai ainda realiza cirurgias eletivas em parceria com os 8 municípios da região. Mensalmente, são cerca de 26 cirurgias ortopédicas e mais 22 cirurgias gerais, levando assim, saúde e qualidade de vida a mais pessoas a cada mês.

“Esses mutirões nós realizamos desde 2014, apenas demos uma pausa no período pandêmico por conta da grande demanda ocasionada pela Covid-19, mas retornamos a realizá-las a quase dois meses”, explicou Paulo.

Para 2022: Opera mais MS

A partir de janeiro de 2022, segundo o diretor, o hospital passará a oferecer também cirurgias por meio do programa Opera MS, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com os municípios.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-