16 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Inauguração: Aldeia Amambai se torna a primeira comunidade indígena com estrada asfaltada no Brasil

- Publicidade -

Fonte: Assessoria Prefeitura de Amambai – Decom

Amambai (MS)- A Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), realizou na tarde desta quinta-feira, 16 de dezembro, uma série de inaugurações de obras do município e uma delas foi a pavimentação asfáltica na estrada Invernada I, que dá acesso a Aldeia Amambai.

A obra de número 222 da administração municipal contempla 1.810 metros de pavimentação, contendo drenagem, pavimentação e meio-fio, um investimento total de R$ 1.380.784,42 com recursos provenientes da arrecadação própria municipal, através do ICMS/ITBI/ISS.

Segundo o prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a estrada recebeu o nome do Capitão Maurício Vasques, reconhecido por todos os moradores da comunidade por ter sido uma liderança conciliatória e amigável por mais de 20 anos.

Segundo o vereador Tato de Souza essa foi uma data de agradecimento, tanto ao prefeito Bandeira, como aos demais vereadores, por manterem este olhar de igualdade para com todos. “Esta foi a minha primeira indicação como vereador e representa um símbolo para cada um de nós, indígenas, nós podemos chegar onde quisermos e buscar aquilo que sonhamos, somos um povo forte e vamos continuar lutando”, afirmou.

O capitão da Aldeia Amambai, João Gauto, falou que quando disseram que o asfalto iria acontecer ninguém acreditou, disseram que era mentira, mas com união nós conseguimos muita coisa. “Não sei como agradecer a vocês, prefeito e aos vereadores, são tantas as benfeitorias para a nossa comunidade, estamos muito felizes”, disse ele.

Rodrigo Selhorst, vice-prefeito de Amambai, afirmou que acompanhou este sonho do Prefeito, que não pode realiza-lo em seu primeiro mandato, mas elencou com uma das prioridades no primeiro ano do segundo. “Acredito no potencial esportivo, educacional e cultural de toda a nossa comunidade, parabéns, Dr. Bandeira e a todos da Aldeia Amambai, essa é uma grande conquista para o nosso município”, relatou.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal Valter Brito, que no ato representou o Deputado Federal Vander Loubet, é uma grande satisfação estar vereador e poder votar em diversas demandas para o bem da população de Amambai. “Precisamos tratar nossos irmãos indígenas da mesma forma que tratamos aqueles que moram na cidade, temos direitos igual, por isso é um prazer ter os vereadores Tato e Joanir ao nosso lado, lutando por seus propósitos”, afirmou.

O deputado estadual Pedro Kemp, que veio até o município para participar do evento, disse que este ato é sim simbólico, pois representa a atenção e respeito dessa administração com a comunidade. “Estamos vivenciando um momento histórico em Amambai, acredito que a primeira estrada asfalta em Aldeia Indígena em todo o Brasil e vocês merecem essa conquista, este respeito com a comunidade”, falou.

Para Dr. Bandeira, ainda faltam alguns detalhes nesta obra e muitas coisas para serem feitas dentro da Aldeia, entre elas a construção de pontes de concreto e a conquista de um mestrado indígena para Amambai. “Graças a uma gestão bem feita de recursos, estamos atendendo a todos da mesma forma igualitária, não há nenhum bairro ou setor do município que não tenha recebido investimentos e vocês são uma das fontes de riqueza para Amambai, devendo ser igualmente lembrados, esperamos que façam bom uso desta pavimentação feita pra vocês”, concluiu.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-