15.7 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Especial Retrospectiva: Polícia Militar de Amambai recebeu investimentos, modernização e capacitação em 2021

- Publicidade -

Em 2021, a segurança da população amambaiense foi fortalecida em virtude dos investimentos recebidos pela 3ª Companhia Independente de Polícia Militar em Amambai (3ª CIPM).

Patrícia Dapper – Redação

Amambai (MS)- O ano de 2021 foi de muito trabalho para os policiais militares lotados na 3ª Companhia Independente de Polícia Militar em Amambai (3ª CIPM), mas também foi muito proveitoso.

A companhia recebeu diversos investimentos do Governo do Estado e as parcerias com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Conselho Municipal de Cidadania e Segurança Pública geraram bons frutos, sendo fundamentais para a melhora na prestação de serviços à sociedade.

De acordo com o comandante da 3ª CIPM, o Major PM Willian Nascimento, com recursos oriundos desses órgãos e do Governo do Estado, a Central de Operações da unidade, que é o setor responsável pelo atendimento 190 e encaminhamento de ocorrências às guarnições de serviço, foi reestruturado e o registro e gestão do serviço foi modernizado em razão da aplicação de tecnologia adquirida, fazendo com que as equipes recebessem e registrassem ocorrências por meio de smartphones.

Especial Retrospectiva: Polícia Militar de Amambai recebeu investimentos, modernização e capacitação em 2021

Novas viaturas e mais pessoal

O investimento do Governo do Estado possibilitou a substituição de viaturas antigas e que necessitavam de frequentes manutenções, por veículos modernos e que são fundamentais para a atividade de policiamento.

Além disso, o recebimento de novos policiais militares foi importante para o emprego operacional e para suprir a demanda de outros que já cumpriram seu tempo de serviço na instituição.

Por questões de segurança, a 3ª CIPM não divulga a quantidade de policiais lotados na unidade.

Principais projetos em 2021

Durante todo o ano, a Polícia Militar intensificou suas ações no policiamento ostensivo, auxiliando também os órgãos municipais durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19, realizando escoltas de vacinas e fiscalização das medidas sanitárias.

O Major Nascimento ainda comenta que a capacitação também foi uma importante atividade desenvolvida ao longo de 2021, os Cursos de Formação de Sargentos e Cabos realizados no decorrer do ano, além de proporcionar ao policial crescimento na carreira, oportuniza ganho de conhecimentos, atualização nas práticas e técnicas profissionais e o estudo das legislações.

O atendimento às vítimas de violência doméstica, crime que ainda é de grande incidência na região, foi aperfeiçoado em 2021 por meio do projeto “Reinventando Masculinidades”, que consiste na realização de um palestra proferida por um policial militar àqueles que cometeram violência, comparecimento esse, alinhado ao Poder Judiciário que determina a apresentação como medida cautelar.

Especial Retrospectiva: Polícia Militar de Amambai recebeu investimentos, modernização e capacitação em 2021

“Também desempenhamos papel importante nas Operações: ENEM, nas eleições em Paranhos e Operação Hórus, responsável por combater o tráfico de drogas e recentemente disponibilizamos uma equipe específica para o Patrulhamento Rural, com a finalidade de combater os crimes na região do campo e por em prática o Projeto “Campo mais seguro” da PMMS”, salientou o comandante.

Principal demanda

Segundo o Major Nascimento, mesmo com o fortalecimento do Projeto Mulher Segura (Promuse), os crimes contra a mulher continuam elevados, sendo a principal demanda da 3ª CIPM.

“Isso acontece em razão de ocorrer no interior de residências, muitas das vezes sem testemunhas, porém é possível verificar uma melhora nesse índice, mais confiança nas denúncias de violência e imposição de medidas protetivas”, explicou Nascimento.

Agradecimentos

Para finalizar, Major Nascimento agradece o apoio de toda a sociedade e das instituições, ressaltando que a Segurança Pública, conforme posto na Constituição, é dever do Estado, mas que a responsabilidade recai sobre todos.

“Contamos com apoio incondicional de todos os entes públicos, Governo do Estado, Prefeituras, Câmara de Vereadores, Polícia Civil, Associações e desejamos um ótimo final de ano e que em 2022 tenhamos conquistas ainda maiores em prol da Segurança Pública da nossa região”, disse.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

20 de Abril – Dia do Disco

- Publicidade-