22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Especial Retrospectiva: Coordenadoria de Políticas para as Mulheres atuou na conscientização de combate à violência doméstica em Amambai

- Publicidade -

Infelizmente, a violência doméstica está muito presente na vida de mulheres amambaienses e a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres atua na conscientização de combate a esse tipo de violência e oferecendo também suporte às mulheres vitimadas.

Patrícia Dapper

Amambai (MS) – Desde fevereiro de 2021, a Coordenadoria de Política Públicas para as Mulheres está sob os cuidados da advogada e mestranda em desenvolvimento econômico, Priscila Judice Lemes e ao longo de 2021 realizou inúmeras atividades de conscientização contra a violência doméstica e ações em prol de mulheres em situação de vulnerabilidade social do município de Amambai.

A gestora explica que existem as ações temáticas que são propostas pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, como por exemplo o Dia das Mulheres, no mês de março; o Agosto Lilás, Outubro Rosa e os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres nos novembro e dezembro, mas que além dessas, a CPPM de Amambai idealizou campanhas de conscientização e também uma campanha para arrecadação de absorventes para o projeto Segurança Menstrual, que mobilizou toda a cidade nas doações.

O que é a CPPM?

A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres faz parte da rede e apoio que o Estado de Mato Grosso do Sul oferece às mulheres. Ela está diretamente ligada à Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Priscila explica que a coordenadoria serve como uma rede de apoio para possibilitar mais segurança e informação às mulheres que por algum motivo encontrem-se em situação de vulnerabilidade.

“Nós orientamos e passamos informações às mulheres de qualquer idade e junto a isso, fazemos o elo entre esta mulher – que muitas vezes é vítima de alguma coisa, principalmente, violência doméstica quando falamos de Amambai – e os órgãos públicos que poderão auxilia-la”, explicou a gestora.

Aliado aos trabalhos da Coordenadoria, existe em Amambai o Projeto Mulher Segura (Promuse), um programa da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, que faz monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Policiais Militares devidamente capacitados realizam policiamento orientado com objetivo de promover o enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, por meio de ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas, familiares e até mesmo com os agressores, fazendo os encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede municipal de atendimento à mulher em situação de violência.

Maior dificuldade em 2021

A maior dificuldade enfrentada pela Coordenadoria em 2021 foi o agravamento da pandemia de Covid-19.

Além disso, segundo Priscila, em tempos de pandemia, com regras para distanciamento social a situação da mulher que vive um relacionamento abusivo e violento tende a piorar. E foi esse fator motivou o Governo do Estado a lançar o site NÃO SE CALE.

A nova ferramenta, de uso fácil e linguagem acessível, coloca ao alcance das mulheres informações sobre serviços e atendimentos. Possibilita ainda tirar dúvidas sobre procedimentos e legislações, além de permitir que elas entrem em contato para atendimento online.

Expectativas para o próximo ano

Para 2022, as expectativas de Priscila são pelo fim da pandemia, pela promoção de mais ações de conscientização sobre a violência contra a mulher. ” Queremos aonda poder promover mais cursos para as mulheres serem independentes e poderem sair do ciclo da violência”, finalizou.

Que todas essas suas expectativas se tornem reais, Priscila!

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-