20.9 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Especial Retrospectiva: Incêndios, pandemia, acidentes e ações solidárias marcaram o ano de 2021 dos Bombeiros Militares em Amambai

- Publicidade -

Raquel Fernandes – Redação


Pandemia, incêndios, acidentes, prevenções e diversos atendimentos à comunidade com intuito de salvar vidas fizeram parte do ano de 2021 do 16º Subgrupamento Independente de Bombeiros Militares. No dia 20 de dezembro, a corporação também completou 15 anos de história em Amambai.

De acordo com o Comandante do 16º SGBM, Capitão Carlos Ernesto Leite de Moraes, de janeiro até o dia 21 de dezembro de 2021, foram registrados mais de 170 incêndios, 1.500 salvamentos e resgates e um pouco mais de 550 atividades de auxílio à comunidade e ações sócio-educativas.

Assim como no ano anterior, em 2021 os Bombeiros continuaram atuando na linha de frente do combate à pandemia. Com início da vacinação contra a Covid-19, os bombeiros militares de Amambai desempenharam um papel fundamental “fomos os primeiros a realizar a coleta e entrega dos primeiros lotes de vacina para os municípios de Amambai e região”

Novos soldados foram incorporados à tropa e investimentos em equipamentos e viaturas foram realizados pelo Governo do Estado do MS. Atualmente o 16º conta com o serviço de 20 Bombeiros Militares e uma frota com equipamentos de qualidade para atender a população de Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Tacuru, Sete Quedas e Paranhos.

Especial Retrospectiva: Incêndios, pandemia, acidentes e ações solidárias marcaram o ano de 2021 dos Bombeiros Militares em Amambai

Incêndios

O início do 2º semestre do ano contou com o intenso trabalho de combate e prevenção de incêndios na área urbana e rural. Em alguns dias, o 16º chegou a receber mais de 10 ocorrências de focos de incêndio por dia. Muitos bombeiros tiveram que ser acionados em suas folgas para dar conta das demandas.

Foi um trabalho árduo de combate e conscientização. Bombeiros Militares, instituições de proteção ambiental se uniram para fazer um apelo à população sobre os riscos de incêndios.

Vários bombeiros militares lotados em Amambai também foram lutar contra as chamas no Pantanal e de lá trouxeram na bagagem difíceis experiências. Tiveram que atuar em meio à cenas chocantes de mortes e destruições e também presenciar desespero de animais tentando se salvar das chamas.


“Nós somos por você”


“Enquanto a Covid-19 nos tomava atenção e preocupação, as vistorias de prevenção ao comércio, os acidentes continuavam acontecendo, pessoas passando mal, tempestades causando destruições, pessoas carentes passando frio, pastos e lavoura queimavam, o Pantanal se consumia em chamas (…). E lá estávamos nos desdobrando atendendo a tudo e a todos”, comentou o Comandante, enfatizando ainda que o maior diferencial do Corpo de Bombeiros de Amambai é a sua tropa.

“Ao longo destes 15 anos, cumprimos e vamos continuar cumprindo o nosso papel de salvar vidas, proteger patrimônios e o meio ambiente. O nosso diferencial é sem sombra de dúvidas, a nossa tropa, que possui um forte comprometimento com o coletivo. Cada Bombeiro Militar cumpre o lema “Vidas Alheias e Riquezas Salvar”, mesmo colocando em risco a sua própria vida, porque nós somos por vocês”, finalizou o Capitão QOBM Carlos Ernesto Leite de Moraes.

A equipe do Amambai Notícias parabeniza e agradece a cada bombeiro militar pelo ótimo trabalho prestado à nossa cidade!

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-