15.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Novo surto de Covid-19: leitos de UTI do Hospital Regional foram reativados

- Publicidade -

Reativação aconteceu na tarde desta quarta-feira (19) e contou com a presença do prefeito de Amambai, Dr. Bandeira; do secretário estadual de saúde, Geraldo Resende e vereadores do município; Dr. Bandeira disse que o Lar do Idoso enfrenta um surto de Covid-19.

Redação – Amambai Notícias

Amambai (MS)- Com o aumento considerável no número de casos positivos de Covid-19 no município de Amambai dos últimos dias, a administração municipal decidiu reativar os 10 leitos de UTI Covid do Hospital Regional.

A reativação aconteceu na tarde desta quarta-feira (19) e contou com a presença do prefeito municipal, Dr. Bandeira; do secretário estadual de saúde, o deputado licenciado Geraldo Resende; da secretária municipal de saúde, Dirlene Zanetti, vereadores e representantes de segmentos da sociedade.

Os leitos foram desativados por conta do baixo número de casos registrados em Amambai a partir do segundo semestre de 2021.

Dos 10 leitos reativados, infelizmente, dois deles já estão sendo utilizados por amambaienses que testaram positivo para Covid-19, tiveram piora em seus quadros clínicos e precisaram ser entubados.

De acordo com Dr. Bandeira, o município registra 167 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus. “O que podemos observar é que a maioria dos casos positivos dessa nova onda se dá em pessoas que não se vacinaram ou que não terminaram o ciclo vacinal”, disse o prefeito.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, disse que o crescimento do número de casos em Amambai também é visto nos outros municípios do Mato Grosso do Sul e isso gera uma imensa pressão nos serviços de saúde, seja público ou privado. Ele ainda recomendou que a parcela da população que ainda não se vacinou, abandone o negacionismo e procure uma unidade de saúde para ser imunizado.

Novo surto de Covid-19: leitos de UTI do Hospital Regional foram reativados
Reativação aconteceu na tarde desta quarta-feira (19) / Foto: Raquel Fernandes

Autoridades presentes

Participaram da reativação dos leitos de UTI no Hospital Regional, além de Dr. Bandeira, Geraldo Resende e Dirlene Zanetti, os vereadores Cida Farias, Roberto Sangue Bom, Lígia Borges, Gustavo Baiano, Rosa Linda, Odil Puques, Geverson Vicentin, Paulo Sérgio, Tato Souza, além do empresário amambaiense, Christiano Bortolotto e do capitão da Aldeia Amambai, João Gauto.

Surto de Covid-19 no Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo

Outra informação repassada pelo Dr. Bandeira e que deixa a população em estado de atenção é que o Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo enfrenta um surto de Covid-19 dentro de suas instalações.


Segundo o prefeito, foi feita uma testagem em massa dentro da unidade e de 35 testes rápidos feitos, 25 deles deram positivos e outros dois pacientes testaram negativo no teste rápido, mas por estarem sintomáticos, tiveram amostras de swab recolhidas para serem encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública em Campo Grande (Lacem).

Amambai registra 2 casos de Influenza H2N3

Ainda na reativação dos leitos de UTI do Hospital Regional de Amambai, Dr. Bandeira comunicou a população que o município registra 2 casos de infecção pelo vírus H3N2, um subtipo do vírus da gripe, que mesmo com letalidade menor que a Covid-19, tem chances de evoluir para casos graves.

Vacinação e cuidados continuam sendo a melhor solução

A vacinação tanto contra a Covid-19 quanto contra à gripe, aliada aos cuidados de higiene, uso de máscaras e distanciamento social continuam sendo o maior aliado da população para combater o avanço do novo coronavírus e da H3N2.

Por isso, mantenha-se vigilante quanto ao distanciamento, ao uso de máscaras, higienização das mãos, uso do álcool em gel e procure, caso ainda não tenha feito, tomar a vacina, seja para a primeira ou segunda doses ou ainda a dose de reforço que é recomendada.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-