Mesmo em 2020 e 2021, anos em que a pandemia de Covid-19 causou estagnação e insegurança na economia, Amambai seguiu crescendo e se tornou endereço de 151 novas empresas, segundo a Jucems.
Patrícia Dapper e Raquel Fernandes
Amambai (MS)- Dados divulgados pela Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul (Jucems) apontam que o município de Amambai está em franca expansão e desenvolvimento. Como prova disso está o relatório de empresas abertas nos últimos dois anos: foram 151 novos empreendimentos.
Em análise aos dados de aberturas no exercícios de 2019,2020 e 2021, foi observado que mesmo em situação de pandemia, o número de empresas abertas em 2020 na cidade foi 77, que representa quase o dobro do ano anterior, que registrou 40 aberturas.
O crescimento segundo o relatório, é sustentável, já que em 2021 foram registradas 74 novas empresas.
Uma dessas empresas é a sorveteria Gela Boca, inaugurada em julho. De acordo com um dos proprietários do empreendimento, André Vicentin Ferreira, a cidade de Amambai tem se tornado um local atrativo para investimentos, o que motivou a abertura da empresa.
“Decidimos investir em Amambai por acreditar no potencial da cidade, ver que nos últimos anos ela vem se desenvolvendo e ver uma carência nas opções de lazer. Abrimos a empresa em julho, em pleno inverno e em meio ao lockdown. Tivemos uma excelente recepção e aceitação da população. Estou feliz com os resultados e com o desempenho da empresa. Inclusive já aumentamos o quadro de funcionários da empresa, tanto fixos quanto os eventuais.”, destacou o empresário.
Para a Jucems, existem três eixos que sustentam os bons resultados que Amambai tem obtido:
– Economia do MS baseada no agronegócio, que teve resultados crescentes de desempenho, mesmo em situação de pandemia;
– Medidas adotadas pelo governo estadual em conjunto com os municípios, no âmbito do Programa Prosseguir, com ações de enfrentamento da pandemia, levando em consideração os impactos na economia;
– Evolução tecnológica da Jucems e demais órgãos estaduais e municipais, que mantiveram o atendimento aos empreendedores do MS de forma remota, com os servidores em regime de teletrabalho.
Para o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Roberto Racchtiune, essa expansão se dá graças aos empresários que acreditam em Amambai e ao fato de o município ter uma gestão preocupada em buscar alternativas para a população.
“Somos uma cidade organizada, que oferece tudo que os grandes centros oferecem, então esse desenvolvimento todo, gera, automaticamente, crescimento”, comentou o secretário.
