31.5 C
Dourados
domingo, 3 de agosto de 2025

Assembleia Geral do SIMTED discutiu propostas sobre reajuste do piso salarial

- Publicidade -

Fonte: Raquel Fernandes – Redação

Amambai (MS)- O SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores da Educação) se reuniu no dia 18 de fevereiro, em Assembleia Geral com os filiados para discutir as propostas apresentadas anteriormente pelo executivo municipal para o reajuste do Piso Nacional, o Projeto de Integralização do Piso para 20h e alteração no Estatuto da categoria.

Quanto a alteração do Estatuto do Magistério proposta pela Secretária de Educação, foi aprovada por unanimidade na assembleia da categoria, portanto seguirá para a aprovação no Legislativo. A mencionada alteração se refere a forma de contrato dos professores para atuar na rede municipal, que passará a ser anual com pagamento do 13º e férias no final do período junto com os demais servidores.

A presidente Erli Fernandes destacou sua preocupação com a Integralização do Piso para 20 h , visto que tem previsão legal para ser concluída em 100% até 2024, na Lei nº 058 de 2018 e até a presente data não avançamos nas negociações.

Em janeiro desse ano o MEC concedeu o reajuste máximo para o piso nacional do magistério, conforme estabelece a lei federal, 11.738, de 2008, ou seja, de 33,24%. Em Amambai, o prefeito Edinaldo Luiz Bandeira ofereceu 10% do valor em março, 16% em julho e em novembro analisaria, juntamente com a diretoria do sindicato, a possibilidade de pagar os 7,24% restantes.

Após apresentar a proposta aos filiados, houve questionamentos, porém decidiu-se que seriam aceitos os 10% em março e os 16% em julho, todavia foi proposto que em março haja reunião entre o prefeito, vereadores e secretária de Educação com todos os Trabalhadores em Educação e Diretoria do SIMTED, a fim de discutirem sobre a integralização do piso para 20h e o retroativo de 26% de janeiro e fevereiro e o retroativo de 16% de março a julho. A categoria propõe ainda que o restante para alcançar os 33,24% sejam incluídos na integralização do piso para 20h.

A contra proposta da categoria, votada na Assembleia Geral, foi oficializada por meio de ofício protocolado no sistema da Prefeitura Municipal, SEMED e Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, dia 24.

Assembleia Geral do SIMTED discutiu propostas sobre reajuste do piso salarial

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-