20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Sopinha de Mandioca com Frango é o prato que vai representar Amambai no 1º Desafio Estadual de Merendeiras

- Publicidade -

Competição envolve 21 municípios que integram o programa Cidade Empreendedora, do SEBRAE, e visa valorizar as merendeiras que preparam refeições nas escolas municipais incentivando ainda a agricultura familiar local; o prato será preparado pela Ivanilde Moreira Nelson, da Escola Municipal Guarani Kaiowá.

Fonte:  Patrícia Dapper / Secom

Mais que alimento, a merenda escolar é afeto. É carinho ao pensar no cardápio, é carinho ao prepará-lo e mais ainda, é gratidão ao receber cada uma das porções. Todo esse sentimentalismo esteve presente durante a tarde dessa terça-feira (10), na Cozinha Central, onde aconteceu a primeira fase do 1º Desafio Estadual de Merendeiras.

A competição, que envolve 21 municípios, é promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em parceria com as Prefeituras Municipais por meio do programa Cidade Empreendedora com o objetivo de valorizar as merendeiras que preparam refeições nas escolas municipais, além de incentivar os produtores rurais local. Dessa forma, as merendeiras tiveram que produzir um prato sem alimentos ultraprocessados e utilizando carne de frango ou bovina, contando com três itens da agricultura familiar do município.

Sopinha de Mandioca com Frango é o prato que vai representar Amambai no 1º Desafio Estadual de Merendeiras
As merendeiras tiveram que produzir um prato sem alimentos ultraprocessados e utilizando carne de frango ou bovina / Foto: Kadyma Freitas / Secom

As finalistas em Amambai foram: Aline Mariano Silva de Souza, do CEI Terra Mater, com o prato virado de legumes; Adelaide Adão, da Cozinha Central, com arroz carreteiro colorido; Solange França do Amaral, do CEI Nosso Lar, com risoto de frango com legumes; Ivanilde Moreira Nelson, da Escola Municipal Guarani Kaiowá, com sopinha de mandioca com frango e Fabiana Ferreira Cruz, da Cozinha Central, com farofa nutritiva.

Após um intenso trabalho de avaliação por parte do corpo de jurados, que era formado pelos secretários municipais Roberto Racchtiune e Sérgio Ribeiro; pela vereadora Rosa Linda; pela técnica da Secretaria Municipal de Educação, Miléia Martins e pelo chefe de cozinha Paulo Vasconcelos, o prato “Sopinha de Mandioca com Frango”, assinado pela merendeira Ivanilde Moreira Nelson, da Escola Municipal Guarani Kaiowá, foi o grande vencedor.

Em junho, Ivanilde leva seu prato para a fase final da competição, que acontece em Campo Grande e vai definir quem é a melhor merendeira de Mato Grosso do Sul.

Sopinha de Mandioca com Frango é o prato que vai representar Amambai no 1º Desafio Estadual de Merendeiras
Em junho, Ivanilde leva seu prato para a fase final da competição / Foto: Kadyma Freitas / Secom

O prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, esteve participando da premiação, que aconteceu no final da tarde. Ele falou do trabalho desenvolvido por todas as merendeiras do município, que preparam em média 11 mil refeições por dia.

“Nossos alunos recebem diariamente lanches com muita qualidade nutricional e muito saborosos e todo esse resultado é reflexo do trabalho incansável das nossas nutricionistas e merendeiras, que mais que tempero, colocam amor em tudo o que fazem”, comentou Dr. Bandeira.

Confira abaixo a classificação final do desafio em Amambai:

1º Lugar: Ivanilde Moreira Nelson, da Escola Municipal Guarani Kaiowá, com sopinha de mandioca com frango
2º Lugar: Fabiana Ferreira Cruz, da Cozinha Central, com farofa nutritiva
3º Lugar: Aline Mariano Silva de Souza, do CEI Terra Mater, com o prato virado de legumes
4º Lugar: Solange França do Amaral, do CEI Nosso Lar, com risoto de frango com legumes
5º Lugar: Adelaide Adão, da Cozinha Central, com arroz carreteiro colorido

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-