31.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

- Publicidade -

Fonte: Patrícia Dapper / Secom

Amambai (MS)- Celebrado nesta quarta-feira (15), o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído no ano de 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política sobre a existência da violência contra a pessoa idosa.

A data promove inúmeras reflexões acerca dos direitos da pessoa idosa presentes na Lei 10.741, de 2003, conhecida como Estatuto do Idoso.

De acordo com a gestora de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), a advogada Priscila Judice Lemes, a ideia de levantar a bandeira de combate à violência contra a pessoa idosa no município surge da necessidade de conscientizar a população, que em sua maioria, acredita que apenas mulheres jovens são vítimas de violência familiar, o que na realidade não acontece.

Pelo disque 100, em 2019 as denúncias de violência contra a pessoa idosa no Brasil ficaram em 2º lugar em números de ligações. De 30%, foi o aumento dessas denúncias em relação ao ano de 2018, quando 37.454 denúncias foram feitas.

“Precisamos ter consciência de que nossos idosos também são vítimas de violência e têm seus direitos violados”, comentou Priscila.

Então caso você tenha conhecimento de algum idoso que sofra violência, entre em contato com as autoridades, discando 100 ou 190 e denuncie. Esse ato pode salvar uma vida!

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-